Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--
Região
publicidade
REGIÃO

Assembleia Legislativa vota reajuste do piso regional

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Assembleia Legislativa vota reajuste do piso regional
Autor Assembleia Legislativa vota reajuste do piso regional - Foto: googleimagens.com

O deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do Governo na Assembleia Legislativa, confirmou nesta sexta-feira (26) que os deputados votam na segunda-feira (29), o novo salário mínimo regional e o pedido de empréstimo, do Governo do Paraná, de R$ 229,5 milhões para obras da Copa do Mundo de 2014.

“Aprovamos uma comissão geral para votar estes dois projetos em função da legislação eleitoral”, explicou Romanelli. Os deputados têm até o dia 31 de março para votar projetos como pedidos de empréstimos, aumento de salários. A data é o prazo limite determinado pela legislação eleitoral que veda qualquer iniciativa nesse sentindo seis meses antes das eleições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Já a Comissão Geral é convocada pelos deputados que transformam a sessão plenária da Assembleia Legislativa para debater e votar projetos considerados relevantes com ou sem parecer das comissões permanentes. Os pareceres são feitos, analisados e votados pelos deputados no plenário.

PISO REGIONAL – Sobre o novo salário mínimo regional, Romanelli avalia que o projeto foi muito bem discutido nas quatro audiências públicas realizadas em Foz do Iguaçu, Curitiba, Maringá e Londrina. “As audiências foram extremamente positivas para explicar a importância da consolidação do piso regional paranaense. As propostas, tanto dos trabalhadores quanto dos empresários, foram acolhidas e estarão no relatório que vou apresentar no plenário na segunda-feira”, disse.

Pela proposta, o novo salário mínimo vai passar das atuais variações de R$ 605,52 a R$ 629,45 para R$ 663,00 a R$ 765,00. Romanelli defende o novo mínimo e aponta que todos os dados econômicos e sociais apontam que adoção do piso diferenciado – 50% maior do que o nacional – mantém o ciclo de desenvolvimento do Paraná.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUARTO ANO - O mínimo regional foi criado em 2006, durante a gestão do governo Requião, tendo o primeiro valor ficado estipulado em R$ 437,00. O valor é pago às categorias que não têm acordo coletivo.

No ano passado, o reajuste foi de 14,9%, fixando os valores em seis faixas salariais variáveis entre R$ 605,52 a R$ 629,65, o que, segundo o governo, beneficiou diretamente 174 mil empregados domésticos, no comércio e em atividades rurais, entre outras categorias, e injetou R$ 754 milhões anuais na economia paranaense.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Região

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV