Piso regional reajustado em 14,9% entra em vigor dia 1º
O novo piso regional do Paraná começa a vigorar a partir da próxima sexta-feira (1º), Dia do Trabalho. O reajuste de 14,9%, proposto pelo governador Roberto Requião, varia de R$ 605,52 a R$ 629,65, conforme a categoria. Segundo o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Enio Verri, cerca de 174 mil trabalhadores de categorias não-organizadas serão beneficiados diretamente. Outros 284 mil trabalhadores, que recebem entre 1,3 e 1,6 do piso regional, também terão o benefício.
"No total, são mais de R$ 750 milhões de recursos que vão entrar no bolso dessas pessoas, que poderão consumir mais, reforçando a compra de alimentos, roupas e remédios. Isso fará com que a economia gire rápido, garantindo empregos e o pleno funcionamento das indústrias. Essa política, aliada às demais - como redução do ICMS - faz do Paraná um referencial no País. Afinal, com toda essa crise, nós continuamos sendo um dos Estados que mais geram empregos no Brasil".
O mínimo regional paranaense continua o maior do país. É 12,5%, em média, mais alto que o dos três estados que também adotam a medida (São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul). Além disso, vale 30,2% a 35,4% mais que o salario mínimo nacional, de R$ 465.
REAJUSTE DO SERVIDOR - O secretário Enio Verri acompanhou nesta segunda-feira (27) o vice-governador Orlando Pessuti na entrega - ao presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Nelson Justus - do projeto de lei que estabelece reajuste de 6% nos salários do funcionalismo público estadual, inclusive dos aposentados.
Verri disse que a correção levou em conta a inflação de maio de 2008 a abril de 2009. "Neste período, a inflação foi de 5,29%. O governador Roberto Requião, entendendo a necessidade de melhorar o salário do servidor, deu um reajuste um pouco acima da inflação".
O secretário lembrou também que foi o governador Roberto Requião quem instituiu o mês de maio como data-base de correção para a categoria. "Os servidores nunca tiveram uma data-base. Era um grande sonho da categoria e, graças à medida, todo mês de maio as perdas de um ano da categoria são zeradas. Acredito que o projeto será votado com rapidez e assim o reajuste estará valendo já a partir de 1º de maio, Dia do Trabalho".
