Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

PF investiga ex-servidor do Ministério do Esporte por desvio de R$ 190 milhões

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta segunda-feira, 30, a Operação Fair Play, que investiga um grupo acusado de envolvimento no desvio de recursos provenientes da Lei do Incentivo ao Esporte.

Segundo a PF, o esquema era liderado por um ex-servidor do Ministério do Esporte, que foi exonerado - seu nome não foi divulgado. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A operação cumpre 13 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e São Paulo, além de determinar o bloqueio de R$ 180 milhões dos investigados e impedir que as empresas investigadas obtenham novas autorizações para a execução de projetos.

As diligências se iniciaram após uma denúncia e envolveram a análise de documentos e dados relacionados a projetos realizados entre 2019 e 2022, por cinco organizações sem fins lucrativos, das quais quatro estão na capital mineira e uma na capital paulista.

Segundo as investigações da PF, entre 2019 e 2023, as entidades foram autorizadas a captar recursos de empresas e pessoas físicas em projetos incentivados pela Lei de Incentivo ao Esporte, totalizando mais de R$ 190 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As apurações identificaram indícios de um esquema criminoso voltado para o desvio de recursos usando a criação de associações e empresas com sócios em comum ou com vínculos entre si. Essas instituições apresentavam múltiplos projetos, contornando o limite de propostas que podem ser submetidas por um mesmo interessado.

Além disso, foi descoberto um direcionamento nas contratações, envolvendo prestadores de serviços e fornecedores ligados aos dirigentes das instituições investigadas. Empresas foram criadas em nome de funcionários, sócios e dirigentes dessas associações para emitir notas fiscais falsas, simulando despesas com os valores captados através da Lei de Incentivo ao Esporte.

"Dessa forma, o grupo se apropriou indevidamente de parte dos recursos por meio dessas empresas vinculadas ou intermediários. Também foram identificadas movimentações financeiras que indicam a prática de lavagem de dinheiro", disse a PF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota, o Ministério do Esporte disse que "acompanha atentamente as investigações relativas ao desvio de recursos em projetos apoiados pela Lei de Incentivo ao Esporte durante o governo anterior" e que reforça o "total interesse em esclarecer os fatos" e reafirma "o compromisso com a transparência na gestão de recursos públicos".

"O Ministério está à disposição e vai colaborar integralmente com as autoridades competentes, em especial com a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), para garantir que as devidas providências sejam tomadas", completou a pasta.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV