Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
ELEIÇÕES 2022

Para prefeitos da região, é preciso respeitar o resultado das urnas

Pleito realizado neste domingo (30) deu como resultado final a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Para prefeitos da região, é preciso respeitar o resultado das urnas
Autor Eleição do último domingo deu vitória para o ex-presidente Lula - Foto: TNOnline

As eleições presidenciais realizadas neste domingo deram como resultado final a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma votação apertada em relação ao seu rival, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). A expectativa agora é saber como vai se comportar o novo governo. Prefeitos da região esperam que os municípios sejam atendidos com programas, projetos e recursos nas mais diferentes áreas.

O prefeito de Ivaiporã e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Luiz Carlos Gil (PSD) disse, na manhã desta segunda-feira que é preciso respeitar o resultado apresentado nas urnas. “Até o nosso governador, Ratinho Júnior, se manifestou nas redes sociais. Somos uma democracia e isso tem que ser preservado”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Flávio Bolsonaro se pronuncia: 'Não vamos desistir do nosso Brasil!'

O prefeito destaca, ainda, que espera que os programas e convênios firmados com o governo federal sejam respeitados e mantidos, de forma a dar continuidade ao atendimento das demandas dos estados e municípios. “A população tem que ser atendida, independente das escolhas políticas”, afirmou.

Gil também lembra que já governou com o PT no poder durante quatro anos e, agora, governou com o grupo de Bolsonaro no poder, por dois anos. “Tivemos uma relação mais fácil para convênios nesses dois anos”, compara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da Amuvi destaca que o discurso em favor do diálogo e da pacificação foram importantes, referindo-se à primeira fala oficial de Lula após o resultado das urnas. “Desejamos boa sorte ao novo governo. E que nossa gente seja atendida com a continuidade dos convênios e obras”, finalizou.

Outro prefeito da Amuvi que também se posicionou foi o de Godoy Moreira, Primis de Oliveira (PSD). Para ele, o convívio pacífico com quem tem outra ideologia é preciso ser mantido e ampliado. E Primis fala por experiência. Godoy Moreira tem um longo histórico de força petista. “O PT já ganhou aqui na outra eleição. É muito forte aqui”, resumiu.

O presidente Lula venceu em apenas quatro das 26 cidades do Vale do Ivaí e o melhor desempenho do petista foi justamente em Godoy Moreira, onde recebeu 60,4% dos votos válidos (1.251), contra 819 votos (39,567%) dados ao presidente Bolsonaro, apoiado pelo prefeito Primis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

-LEIA MAIS: Mídia internacional descreve vitória de Lula como 'volta histórica'

Ele lembra que muitos agricultores familiares do Assentamento 8 de Abril, embora estejam em território do município de Jardim Alegre, tem relações mais próximas a Godoy Moreira, justamente por conta da distância e da ligação facilitada pelas estradas. “Eles fizeram nessa eleição uns 100 votos a mais que na passada”, diz. “Eu fiquei até numa situação difícil aqui porque eu apoio Bolsonaro. Se eu forçasse para mudar uns 100 votos não faria a diferença e, de repente, até poderia perder outros por conta disso. O importante é que o convívio seja sempre respeitoso e vale o que está nas urnas”, afirmou.

PREFEITOS DA AMEPAR FIZERAM SUA PARTE, DIZ SÉRGIO ONOFRE

O prefeito de Arapongas e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre, disse nesta segunda-feira (31) que os prefeitos estão com a consciência tranquila em relação ao resultado da eleição presidencial. “Nós fizemos a nossa parte, encabeçando uma ampla mobilização em toda a região, e isso deu resultado. Porém, se a nível nacional a maioria da população resolveu pela mudança, isso é da democracia e precisamos respeitar”, afirma Sérgio Onofre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

-LEIA MAIS: Bolsonaro se torna o 1º presidente derrotado em disputa à reeleição

Ele cita Arapongas como exemplo do resultado da mobilização nesta reta final da campanha. No primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro obteve 70,35% dos votos. No segundo, esse percentual subiu para 76,07%. “Em alguns municípios, o resultado foi mais apertado, mas no geral o presidente Bolsonaro foi bem votado na região da Amepar”, acrescentou Sérgio Onofre.

No último dia 20, a convite de Sérgio Onofre, mais de 500 pessoas, entre elas o governador Ratinho Jr., deputados estaduais e federais e prefeitos de quase 100 municípios paranaenses, se reuniram em Arapongas para declarar apoio à reeleição de Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RATINHO JUNIOR TAMBÉM SE MANIFESTOU

O governador Ratinho Jr (PSD), reeleito no primeiro turno, se manifestou ainda na noite de domingo, no Twitter, sobre a eleição de Lula. “Hoje o povo brasileiro se manifestou. Agora é hora de continuar trabalhando, juntos por um Brasil unido e em paz. Pra frente, Paraná. Pra frente, Brasil”, postou ele.

Ratinho Jr trabalhou pela reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Durante a campanha eleitoral, ele pediu engajamento de prefeitos pró-Bolsonaro e neste domingo foi votar com a camisa da seleção brasileira.

BETO PRETO ACREDITA NO DIÁLOGO EM FAVOR DE POLÍTICAS PÚBLICAS

O atual secretário de Estado da Saúde no Paraná e deputado federal eleito nessas eleições, o médico Beto Preto (PSD), também se manifestou nesta segunda-feira sobre a força do diálogo como forma de assegurar políticas públicas e ações governamentais que contemplem as demandas populares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Beto Preto foi o quarto deputado federal mais bem votado no Paraná, com mais de 200 mil votos, sendo eleito pelo partido do governador Ratinho Júnior (PSD), que apoiou e fez campanha pela reeleição de Bolsonaro. Beto Preto, no entanto, foi prefeito de Apucarana, eleito na primeira vez pelo PT. Ao ser perguntado quanto ao histórico político, de relações com o PT, se isso o colocaria como um mediador entre as demandas do Paraná e o futuro governo federal, com Lula presidente, Beto Preto apenas reitera a linha favorável ao diálogo.

“Passado o processo eleitoral, as forças políticas e administrativas do País e do Estado vão governar com o espírito republicano. Naturalmente, o diálogo vai acontecer pensando nas políticas públicas e nos projetos de crescimento e desenvolvimento. Na condição de deputado federal eleito, vamos trabalhar na construção e na consolidação de uma relação positiva para o Paraná”, afirmou.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV