Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
ENSINO SUPERIOR

Ganhe R$ 1.050 por mês! Lula anuncia Pé-de-Meia a universitários

Programa garantirá um pagamento mensal de R$ 1.050 para estudantes matriculados em cursos de licenciatura

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ganhe R$ 1.050 por mês! Lula anuncia Pé-de-Meia a universitários
Autor rata-se do programa "Pé-de-Meia Licenciatura" - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os estudantes matriculados em cursos de licenciatura podem receber um pagamento mensal de R$ 1.050 como incentivo para a formação de novos professores. Trata-se do programa "Pé-de-Meia Licenciatura", anunciado recentemente pelo governo Lula.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o incentivo mensal faz parte do "Mais Professores", uma ampla política pública voltada para a valorização da profissão docente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Incentivo aos futuros professores

O programa foi pensado para estimular jovens a ingressarem no magistério, um campo que tem sofrido com a desvalorização salarial e a falta de atração de novos talentos. Parte do valor será destinada diretamente ao estudante, enquanto outra parcela será depositada em uma poupança, promovendo segurança financeira para os beneficiários durante e após a formação superior.

- LEIA MAIS: Pé-de-Meia encerra 2024 com quase 4 milhões de beneficiados

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa é que o programa se torne uma marca registrada do terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alinhando-se a outros projetos de incentivo à educação. Atualmente, o “Pé-de-Meia” também beneficia cerca de 4 milhões de estudantes do ensino médio com um valor mensal de R$ 200.

Anúncio oficial do Pé-de-Meia Licenciatura e divulgação do Enem 2024

Os detalhes do programa serão apresentados em coletiva de imprensa pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), coincidindo com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na terça-feira (14), o presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, realizarão uma cerimônia no Palácio do Planalto para celebrar o lançamento do programa. Durante o evento, espera-se que sejam anunciadas também condições adicionais para adesão ao benefício.

Controvérsias sobre o programa

Embora o “Pé-de-Meia” tenha sido bem recebido por grande parte da população, também enfrentou críticas e desafios legais. Em dezembro de 2024, o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu o bloqueio de recursos destinados ao programa, alegando irregularidades no desenho orçamentário e possíveis violações fiscais. Apesar disso, Lula defendeu firmemente a iniciativa durante um evento na Bahia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Primeiro, eu não acho que é gasto, eu acho que é investimento. Segundo, ficaria muito mais caro gastar fazendo cadeia para prender a meninada que não teve oportunidade do que investir na escola. Por isso, não importa quanto custa, importa que estamos garantindo que vocês cresçam, aprendam uma profissão, tirem o diploma universitário, virem doutores e prestem serviço a esse país, à família e à comunidade”, declarou o presidente.

A licenciatura no Brasil

Apesar de ser uma profissão essencial, a licenciatura tem enfrentado desafios crescentes, incluindo baixa remuneração e condições de trabalho precárias. O novo programa busca reverter esse cenário, oferecendo apoio financeiro para atrair mais estudantes para a área.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especialistas apontam que a falta de incentivos pode comprometer a qualidade da educação básica no futuro, tornando iniciativas como essa ainda mais relevantes.

Próximos passos

A implementação do programa será acompanhada de perto por analistas e educadores, especialmente diante das contestações técnicas sobre sua execução orçamentária. O governo, por sua vez, reforça que o programa é um passo fundamental para a valorização do magistério e a formação de futuros profissionais de educação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o novo incentivo, espera-se que milhares de jovens brasileiros optem pela área, contribuindo para fortalecer a educação pública e atender à crescente demanda por professores qualificados em todo o país.

Fonte: Click Petróleo e Gás.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV