Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Carla Zambelli: Câmara dá posse nesta segunda-feira ao suplente Adilson Barroso

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O suplente da deputada Carla Zambelli (PL-SP), Adilson Barroso (PL-SP), vai tomar posse nesta segunda-feira, 15, após a parlamentar, presa na Itália, renunciar ao mandato em comunicado à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara no domingo, 14.

Zambelli corre risco de extradição na Itália. Sua opção pela renúncia ocorreu após deputados de oposição rejeitarem a cassação dela em votação na madrugada da última quinta-feira, 11. Mas o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, ainda na quinta-feira, a cassação e a posse do suplente em 48 horas. Na sexta-feira, o STF referendou a decisão dele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Zambelli abriu mão do mandato antes de a Câmara ser forçada a cumprir ordem do STF. Com a renúncia, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou a convocação de Barroso para assumir o cargo.

Barroso é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e migrou para o PL nas eleições de 2022. Nas redes, ele se define como "bolsonarista de direita, conservador, patriota, amigo de Bolsonaro, Michele Bolsonaro e Nikolas Ferreira".

Antes disso, o deputado foi presidente do Patriota e trabalhou, em 2018 e 2021, para trazer Bolsonaro para o partido. A articulação, porém, fracassou após Barroso ser expulso da presidência da legenda. Ovasco Resende, que era contrário, assumiu a função e minou os planos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Barroso já ocupava o cargo na Câmara em razão de ser o primeiro suplente do deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), licenciado para exercer o comando da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Em 2022, Derrite disputou a eleição como candidato do PL. Com o retorno de Derrite ao cargo, Barroso voltou à condição de suplente.

Antes de 2022, a atuação política de Barroso ficou dentro do Estado de São Paulo. Ele foi vereador de Barrinha (SP) por dois mandatos e vice-prefeito do município entre 1997 e 2002. Depois, foi eleito deputado estadual de São Paulo entre 2003 e 2007. Foi fundador do Partido Ecológico Nacional, em 2012, que acabou virando o Patriota.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV