Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
TRANSPARÊNCIA

Pedidos de informação sobre Covid-19 serão agilizados

Controladoria-Geral do Estado instalou funcionalidades em seus sites para quem busca informações sobre a Covid-19

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Pedidos de informação sobre Covid-19 serão agilizados
Autor Foto: Divulgação

A Controladoria-Geral do Estado instalou funcionalidades em seus sites para quem busca informações sobre a Covid-19. Agora há um comando, no formulário de solicitação, que permite direcionar o pedido para o assunto do novo coronavírus. Também há nova opção de sigilo, para quem aciona o Estado pela Lei de Acesso à Informação.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explicou que a transparência das informações é um dos pilares do Governo do Estado e fundamental para que seja exercido o controle social. “Diariamente estudamos formas de deixar os dados mais amigáveis, mais fáceis de serem acessados, e também tornar mais ágil o atendimento ao cidadão”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

AGILIZAR - A seleção da opção Covid-19 vai agilizar o trâmite interno do pedido e favorecer a discriminação de atendimentos relativos à doença. “Essa nova função garante mecanismos para que possamos monitorar os dados sobre as reivindicações da população paranaense durante a pandemia, sejam elas solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios. Além de proporcionar maior transparência para saúde do Estado”, afirmou Paula Bond, coordenadora da Ouvidoria Geral do Estado.

SIGILO – A Lei de Acesso à Informação determina que o solicitante tenha que se identificar para receber a resposta. Agora, em respeito também à Lei Geral de Proteção de Dados e à Resolução 38 da CGE, que determina sigilo a denunciantes, o cidadão contará com mais essa proteção.

Para isso, é possível escolher a opção “sigiloso”, em Tipo do Solicitante, que garante que o nome não conste na tramitação interna do pedido. Essa mudança também permitiu a unificação da entrada de solicitações por um único canal, em que o cidadão escolhe se encaminhará o pedido pela ouvidoria ou se quer solicitar dados pela Lei de Acesso à Informação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Matheus Gruber, coordenador da Transparência e Controle Social da CGE, algumas pessoas poderiam evitar pedir informação ao Estado pela identificação obrigatória. “Com esta alteração, estamos respeitando a legislação, pois o pedido continua sendo identificado. Os dados têm acessos restritos na tramitação interna, o que pode encorajar denúncias e outras manifestações da população”, detalhou Gruber.

As melhorias contaram com a colaboração do Núcleo de Informática e Informações e da Diretoria de Gestão e Inovação, da CGE.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV