Mulher é flagrada vandalizando e arrancando 40 árvores em Curitiba
Entre as espécies destruídas estão 11 araucárias, árvore protegida por lei no Brasil

Uma mulher foi flagrada por câmeras de segurança arrancando e danificando cerca de 40 árvores na última segunda-feira (29), em Curitiba, no Paraná. A ação ocorreu no canteiro da Avenida Nossa Senhora da Luz, onde as mudas haviam sido plantadas recentemente por voluntários.

As imagens mostram a suspeita estacionando o carro e, sozinha, seguindo até o local das plantas. Em seguida, ela arranca algumas árvores e corta outras de forma proposital. O plantio havia sido realizado no início de dezembro por integrantes do coletivo Um Milhão de Árvores, que registraram um boletim de ocorrência após constatarem o vandalismo.

Segundo o grupo, entre as espécies destruídas estão 11 araucárias, árvore protegida por lei no Brasil, cuja supressão pode configurar crime ambiental e resultar em penalidades.
"A gente ficou muito chocado. Os membros do coletivo alguns chegaram a chorar ao ver essas cenas, do trabalho que a gente fez, com muita dedicação, para conscientizar sobre as mudanças climáticas, sobre o cuidado com a nossa cidade, e depois vem essa situação de uma pessoa destruir um trabalho de um coletivo inteiro", relatou Luciano Padilha, membro do coletivo.
Nesta quinta-feira (01), os voluntários retornaram ao local para recuperar o canteiro. O caso também motivou a vereadora Laís Leão, do PDT, a protocolar ofícios junto à Guarda Municipal e à Secretaria de Meio Ambiente, solicitando fiscalização e providências.
Informações: G1
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
