Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PANDEMIA

HU Maringá doa capacetes de oxigenação para municípios

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

HU Maringá doa capacetes de oxigenação para municípios
Autor Foto: Reprodução

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) doou até esta quarta-feira (31), 110 capacetes de oxigenação para 21 municípios de várias regiões do Paraná e do estado de São Paulo. Na região, Arapongas foi o município que recebeu a doação.

O equipamento, que foi desenvolvido ano passado em uma parceria entre os departamentos de Física e Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), contribui para a recuperação de pacientes com Covid-19 que apresentam quadros de insuficiência respiratória de média gravidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O HUM, por meio da Associação dos Amigos do Hospital Universitário (AAHU), está financiando a confecção desses capacetes com as doações que recebe. Desta forma os aparelhos são fabricados por um valor inferior aos disponíveis no mercado. A solicitação pelo equipamento está em constante crescimento e a expectativa é aumentar a produção para atender toda essa demanda.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, os capacetes desenvolvidos pela UEM têm demonstrado excelentes resultados no tratamento da Covid-19. Conforme Puzzi, com a doação foi possível reduzir em torno de 40% a 60% a necessidade de pacientes serem intubados no Hospital Municipal (HM) e Upas. “Estamos salvando vidas e diminuindo o número de pacientes intubados. O equipamento traz um conforto para o paciente, já que não precisa ser sedado e usar ventilação mecânica. Ele usa o capacete para suplementar a quantidade de oxigênio do ar ambiente, que é em torno de 21%, podendo ter uma melhora clínica e da saturação periférica, com aumento de até 70 a 80% de saturação, chegando a 100% em alguns casos”.

O Hospital Santa Casa de Dracena, que fica na região Oeste do estado de São Paulo, também foi contemplado com a doação dos capacetes. A coordenadora da ala Covid-19, Aline Damasceno de Avance, agradeceu ao HUM pela colaboração que, segundo ela, foi muito importante diante da situação vivenciada na cidade. Ela destaca que o uso do equipamento foi extremamente satisfatório, pois obtiveram resultados muito positivos. “Usamos em pacientes da enfermaria e UTI e tivemos melhora na saturação, além do superior conforto proporcionado em relação às máscaras de oxigênio convencionais, melhorando o quadro clínico do indivíduo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além desses municípios, também receberam a doação: Santa Fé, Colorado, Umuarama, Arapongas, Ampére, Pato Branco, São João do Ivaí, Penápolis (SP), entre outros. Para solicitar o equipamento os municípios que fazem parte da 15° Regional de Saúde do Paraná devem entrar em contato com o órgão. As demais cidades podem procurar a AAHU para obter informações, por meio do site www.aahum.com.br

Entre as vantagens confirmadas com o uso dos capacetes estão a manutenção dos níveis de saturação de oxigênio; sustentação de níveis de pressão dentro do dispositivo; os pacientes podem ser colocados em posição prona (de bruços) com segurança; maior conforto aos pacientes e comunicação com a equipe, podendo utilizar de dietas líquidas durante o uso.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV