Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PANDEMIA

Governo do Paraná reativou 573 leitos exclusivos para atendimento à Covid-19

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Governo do Paraná reativou 573 leitos exclusivos para atendimento à Covid-19
Autor Foto: Reprodução

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reativou 573 leitos de atendimento exclusivo à Covid-19 nas últimas duas semanas. As reativações iniciaram em 20 de novembro e desde então, 159 leitos de UTI e 414 de enfermaria foram disponibilizados.

“Devido ao aumento no número de casos, houve a necessidade de reativação dos leitos em Curitiba e na Metropolitana. Mas reafirmo, os leitos são finitos e os recursos humanos também. As equipes médicas e de profissionais que atendem nas UTIs estão nos seus limites. É preciso uma mudança de comportamento, que as pessoas evitem a circulação e as aglomerações”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo ele, também é preciso ampliação no interior do Estado e para isso, outros 60 leitos devem ser habilitados nos próximos dias. “Temos uma programação para reativar outros leitos até a próxima terça-feira. Além disso, mantemos constante contato com os serviços de saúde para viabilizar novos leitos também em outras regiões”, acrescentou.

DADOS – Segundo a Regulação de Leitos Estadual, o Paraná tem 2.612 leitos exclusivos Covid-19. Destes, 1.052 são UTI’s e 1.504 enfermarias para adultos e 22 UTI’s e 34 enfermarias, ambas pediátricas.

Nestes quase nove meses de pandemia, o Paraná já pagou R$ 95,7 milhões para os hospitais que fazem parte do plano de atendimento a pacientes suspeitos e/ou confirmados com a doença, entre privados e filantrópicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o Estado deve pagar até o fim deste mês, pelo menos mais R$148 milhões estimados nesta nova ampliação de leitos e na crescente taxa de ocupação das unidades.

“Atualmente estamos chegando bem próximo ao número máximo de leitos que tivemos no auge da doença no Estado, por volta de agosto. Estamos fazendo o máximo possível para que esta ampliação dê condições para a população ser atendida”, afirmou o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak.

PREVENÇÃO – O Governo do Estado não tem medido esforços para ampliar o atendimento à população paranaense. Mesmo assim, é necessário reforçar os cuidados básicos como uso de máscaras, distanciamento social, isolamento domiciliar e uso de álcool em gel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A ampliação de leitos viabiliza o acesso de pacientes ao atendimento, mas não impede as complicações que este paciente possa ter em virtude da doença. Infelizmente cerca de 20% das pessoas que precisam de internamento pela Covid-19, não sobrevivem ao tratamento”, ressaltou o diretor.

Enquanto não houver uma vacina comprovada que previna a doença, é preciso conscientização individual da população. “É preciso entender que não basta ter leitos, é necessário evitar a contaminação. Mesmo que haja leitos disponíveis para todos os pacientes, ainda assim alguns deles não irão sobreviver a este vírus”, acrescentou.

LEITOS – Até agora, 16 municípios tiveram leitos reativados:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Curitiba – 61 UTI’s / 106 enfermarias

Campo Largo – 32 UTI’s / 122 enfermarias

Maringá – 10 UTI’s / 30 enfermarias

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paranavaí – 5 UTI’s / 5 enfermarias

Goioerê – 15 enfermarias

Umuarama – 6 UTI’s / 10 enfermarias

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apucarana – 4 UTI’s / 10 enfermarias

Foz do Iguaçu – 10 UTI’s

Ponta Grossa – 19 enfermarias

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sarandi – 15 UTI’s / 29 enfermarias

Colorado – 20 enfermarias

Londrina – 10 UTI’s / 26 enfermarias

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guarapuava – 5 UTI’s

Cianorte – 7 enfermarias

Jacarezinho – 1 UTI / 5 enfermarias

Telêmaco Borba – 10 enfermarias.

A previsão é de que até a próxima terça-feira (8), dois municípios habilitem novos leitos. São estes:

Arapongas – 20 UTI’s / 20 enfermaria

Umuarama – 20 enfermarias.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV