Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
INVESTIGAÇÃO

Governo confirma 10 alertas falsos na plataforma da Defesa Civil após invasão hacker

Milhões de celulares no Brasil receberam mensagens indevidas que traziam a palavra "misantropi4", termo associado à aversão à humanidade

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Governo confirma 10 alertas falsos na plataforma da Defesa Civil após invasão hacker
Autor Foto: REPRODUÇÃO

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) confirmou neste sábado (20) que o sistema da Defesa Civil sofreu uma invasão e disparou dez alertas falsos para milhões de celulares no Brasil. As mensagens indevidas, que traziam a palavra "misantropi4" — termo associado à aversão à humanidade —, foram enviadas na madrugada e não representam nenhum perigo real. Devido à falha de segurança, a plataforma Defesa Civil Alerta foi retirada do ar à 1h30 e segue sem previsão de retorno.

- LEIA MAIS: Defesa Civil desliga sistema de alerta após disparo de mensagem falsa na madrugada

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A invasão ocorreu de forma remota por um agente externo ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Dos dez alarmes falsos registrados, nove utilizaram a tecnologia Cell Broadcast, que exibe notificações emergenciais diretamente na tela do aparelho em formato de pop-up, e um foi enviado por meio de SMS. Diante da gravidade da situação, a Secretaria Nacional acionou a Polícia Federal para conduzir as investigações sobre o caso.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, afirmou que a equipe de tecnologia da informação trabalha para mapear a origem do ataque e contabilizar os danos. Embora o número exato de estados atingidos ainda não esteja consolidado, já há confirmação de que moradores do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre e do Distrito Federal receberam o aviso de emergência. Wolff ressaltou que a plataforma só será reativada quando houver plena garantia de que a vulnerabilidade foi corrigida, o que inclui a substituição preventiva das senhas de acesso nos estados.

Para conter o pânico gerado durante a madrugada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou uma nota no início da manhã tranquilizando a população. O órgão reforçou que os disparos sonoros não foram emitidos pelas autoridades competentes do governo e descartou qualquer necessidade de preocupação em relação ao conteúdo da mensagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV