Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
INVESTIMENTOS

Estado garante continuidade dos atendimentos de ambulância nas rodovia

Além do atendimento com ambulâncias, o Estado investiu nesse ano R$ 222 milhões em obras, conservação, segurança e prestação de socorro nas estradas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Estado garante continuidade dos atendimentos de ambulância nas rodovia
Autor A nova liberação acontece um ano após o fim das concessões nas rodovias federais e estaduais do Paraná - Foto: Américo Antonio/SESA

O Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), garantiu investimento de cerca de R$ 8 milhões na continuidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nas rodovias do antigo Anel de Integração. A transferência será realizada fundo a fundo aos municípios e a gestão será dos consórcios de saúde que operacionalizam a frota. A Resolução nº 802/2022 foi assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“São 30 unidades de suporte básico e seis de suporte avançado (UTI), totalizando 36 unidades móveis, que se somam à frota estadual de mais de 280 ambulâncias habilitadas e qualificadas atuando no Samu”, explicou o secretário. “Com a proximidade do final de ano, férias e aumento no número de veículos nas estradas, os atendimentos ocorrerão de forma ininterrupta, inclusive finais de semana e feriados”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A nova liberação acontece um ano após o fim das concessões nas rodovias federais e estaduais do Paraná. Na época a Secretaria de Saúde já havia garantido o repasse no mesmo valor. Dados preliminares do Samu apontam que neste período foram realizados cerca de 26 mil atendimentos, entre resgates, assistências e remoção dos pacientes em 32 municípios.

Além do atendimento com ambulâncias, o Estado investiu nesse ano R$ 222 milhões em obras, conservação, segurança e prestação de socorro nas estradas. Em março, o Estado estruturou o Centro de Operações Integradas (COI), que é um serviço de atendimento gratuito através do telefone 0800-400-0404. Basta o usuário entrar em contato com a central, que funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, para solicitar socorro ou mesmo informar incidentes nas rodovias.

Estão disponíveis gratuitamente guinchos leves e pesados, atendimentos para pane mecânica, seca ou elétrica, problemas com pneus, desobstrução de pistas, remoção de veículos e objetos da pista. O COI também realiza o direcionamento da chamada caso o atendimento caiba a outros órgãos, como Polícias Rodoviárias, Polícia Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, DNIT e Instituto Água e Terra (IAT).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COBERTURA

Depois de quase 18 anos de operação no Paraná, em fevereiro deste ano o Samu atingiu 100% de cobertura no Estado, medida inédita na história dos atendimentos de urgência. Atualmente são 12 Centrais de Regulação de Urgência, que mobilizam 217 ambulâncias de suporte básico e 67 de suporte avançado, além de contar com cinco helicópteros e um avião para remoções mais urgentes e em locais de difícil acesso.

Em 2019, a abrangência de atendimento era de 68% do território do Estado. A totalidade de cobertura foi alcançada em 2022 com a entrega de 14 ambulâncias na região e Guarapuava.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV