Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
COVID-19

Desafio dos governos é equilibrar economia e saúde

Desafio dos governos é equilibrar economia e saúde

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Desafio dos governos é equilibrar economia e saúde
Autor Foto: Agência de Notícias do Paraná

Manter o equilíbrio entre economia e saúde é o grande desafio dos governos de todo o mundo para enfrentar a crise sanitária, humanitária e econômica causada pela pandemia do coronavírus. O tema foi debatido durante videoconferência promovida pelo Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde – CBEXs, na noite de quarta-feira (29), com a participação do chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, e da secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen.

“Encontrar esse equilíbrio é o que buscamos todos os dias. Nossa maior preocupação é como se dará o futuro, como sair dessa crise, retomar a atividade econômica e proteger a população”, disse Guto Silva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Para ele, a saída definitiva só virá com a vacina. “Estamos avançando em acordos com a China e com a Rússia para testes e produção de vacina no Paraná e já destinamos recursos para a compra do imunizante assim que estiver disponível”, afirmou.

INVESTIMENTOS ­- Em outra frente, o Estado aposta em investimentos e na força do agronegócio para a retomada econômica. A supersafra e as exportações que bateram recorde mesmo durante a pandemia criaram um colchão de liquidez, sobretudo no Interior, que estão ajudando a movimentar o comércio.

E, nos próximos meses, o governo paranaense planeja investimentos de R$ 600 milhões em obras públicas. “Estamos captando recursos para realizar obras, gerar empregos e promover uma rápida retomada da economia”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PROGRAMAS SOCIAIS - Guto Silva lembrou que, além de fortalecer todo o sistema de saúde, com a abertura de mais de mil novos leitos de UTI e testagem em massa, também foram criados programas sociais para atender a população e linhas de crédito para apoiar as empresas, principalmente as micro e pequenas. Tudo em meio à dificuldade de caixa, já que o Estado passa por uma grave crise fiscal, com a queda na arrecadação provocada pela pandemia.

GESTÃO - Dificuldades semelhantes são enfrentadas por São Paulo. A secretária Patrícia Ellen disse que Estado já gastava 9% do PIB com saúde e aumentou os recursos nesse período. Segundo ela, a estratégia para a retomada econômica está baseada num plano de gestão e convivência com a pandemia, com gatilhos para aumentar ou flexibilizar medidas restritivas. O plano deve perdurar enquanto não houver uma vacina para imunizar a população.

Todo esse processo leva em consideração as recomendações de dois órgãos consultivos que tratam da economia e da saúde e que estão em sintonia nas decisões. “O melhor para a economia é a saúde e vice-versa”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PARTICIPAÇÃO - A videoconferência contou ainda com a participação do presidente do CBEXs do Paraná, Claudio Lubascher, e do presidente do Conselho de Administração da organização, Francisco Balestrin. Mais de 300 pessoas acompanharam online o debate.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV