Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA

Acordo permite cooperação em projetos da malha ferroviária no PR

Foram discutidos temas importantes para a infraestrutura logi´stica estadual como a integrac¸a~o da Nova Ferroeste

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Acordo permite cooperação em projetos da malha ferroviária no PR
Autor O acordo foi firmado durante reunião - Foto: Divulgação

Acordo de cooperac¸a~o assinado nessa quarta-feira (26) entre o governo do Parana´ e a Secretaria Nacional de Transportes Ferrovia´rios, o´rga~o vinculado ao Ministe´rio dos Transportes, vai possibilitar a troca de informac¸o~es entre os dois o´rga~os sobre projetos e estudos ja´ elaborados e a gerac¸a~o de oportunidades nas ferrovias paranaenses. O acordo foi firmado durante reunia~o que contou com a participac¸a~o do secreta´rio Nacional de Transportes Ferrovia´rios, Leonardo Ribeiro, do secreta´rio de Estado de Planejamento, Guto Silva, e da deputada federal Lui´sa Canziani (PSD-PR).

Na ocasia~o, foram discutidos temas importantes para a infraestrutura logi´stica estadual como a integrac¸a~o da Nova Ferroeste (que liga Parana´, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina) a` malha sul ferrovia´ria, que faz a conexa~o entre as regio~es do Estado ao Porto de Paranagua´; e a implantac¸a~o do trem de passageiros na Regia~o Norte do Estado, o chamado “trem pe´-vermelho”. Neste u´ltimo caso devera´ ser discutido o melhor modelo de operac¸a~o: a integrac¸a~o total com o transporte de cargas em todo o trajeto; o compartilhamento da malha apenas em alguns pontos; ou a construc¸a~o de trilhos paralelos a` atual malha para o transporte de pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Ratinho Junior lidera aprovação entre governadores do Sul e Sudeste

Os estudos devem apontar se ha´ “janelas” na atual malha para suportar a integrac¸a~o entre o transporte de cargas e o de passageiros para que na~o ocorram conflitos entre as duas operac¸o~es. Segundo o secreta´rio Guto Silva, o governo estadual esta´ trabalhando em projetos para implantac¸a~o do trem de passageiros na a´rea urbana de alguns munici´pios. “O governo do Parana´, por meio do governador Ratinho Ju´nior, acredita no apelo social e econo^mico do transporte de passageiros, que vai melhorar a mobilidade e garantir mais conforto e seguranc¸a aos usua´rios”, afirmou.

Segundo ele, o governo ja´ tem dotac¸a~o orc¸amenta´ria para executar a obra. O secreta´rio ainda ressaltou que a deputada Lui´sa sera´ a interlocutora entre os governos federal e estadual nas tratativas da obra. “Foi uma excelente reunia~o e estamos trabalhando para unir esforc¸os para a concretizac¸a~o do projeto do trem pe´-vermelho, assim como a converge^ncia dos projetos que esta~o sendo estudados. A nossa expectativa e´ que as tratativas avancem para que no segundo semestre a gente tenha uma grande noti´cia para todos os paranaenses”, afirmou a deputada Lui´sa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

A reunia~o tambe´m contou com a participac¸a~o de Maryanne Arau´jo, diretora do departamento de Obras e Projetos; Dio´genes Eduardo Cardoso Alvares, superintendente de Projetos Ferrovia´rios; Ce´lio Walter, diretor de Parana´ Projetos e assessores.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV