Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Lojas no centro de SP são roubadas após tumulto na região da cracolândia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Comerciantes do centro de São Paulo foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (18) ao ver suas lojas destruídas e roubadas após confronto entre a Polícia Militar e moradores de rua na região da cracolândia na noite desta terça (17).

A Secretaria da Segurança Pública informou que oito pessoas foram detidas e levadas para o 2° DP (Bom Retiro) por furto, danos e arrombamento de lojas. Além disso, um policial ficou ferido na boca e foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo -seu estado de saúde não foi informado. A reportagem, contudo, presenciou ao menos três policiais com ferimentos na boca e cabeça por conta de objetos lançados contra eles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O problema começou ainda no final da tarde, quando, segundo a polícia, dependentes atiraram pedras contra uma base da corporação. O incidente foi na base da PM no largo Coração de Jesus, de acordo com comerciantes da área -na esquina com a alameda Dino Bueno, portanto, onde fica o fluxo de usuários de crack.

Usuários fizeram barricadas, ateando fogo em objetos na entrada da rua, e foi solicitado reforço policial, recebido com novos lançamentos de paus e pedras. A PM revidou com bombas de efeito moral e tiros com balas de borracha, o que provocou correria.

Os dependentes químicos se dispersaram pelas avenida Duque de Caxias, e um grupo arrombou portões de uma loja de calçados, roubando produtos que estavam na vitrine. Ao menos seis lojas foram saqueadas, segundo a polícia, como a loja de materiais elétricos na rua Santa Ifigênia. A polícia informou ainda que algumas lojas da avenida Duque de Caixas e da rua dos Andradas também tiveram produtos roubados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PROVOCAÇÃO

Segundo relatos de moradores de rua ouvidos pela reportagem, no entanto, os policiais provocaram a reação dos usuários de droga. A prática é comum na região, como conta Raphael Escobar, do grupo com atuação em defesa dos direitos humanos na cracolândia A Craco Resiste. "Eles tratam mal, ficam chutando os moradores de rua, instigando uma reação", diz Escobar.

Uma das integrantes do coletivo, a antropóloga Roberta Marcondes conta que um policial ameaçou atirar na direção do grupo. "Estávamos tentando passar e ele mandou a gente voltar. Falei 'a gente é dos direitos humanos' e ele respondeu 'foda-se!'", afirma Marcondes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo é contra a desarticulação dos programas de atendimento aos dependentes químicos na região. A gestão do prefeito João Doria (PSDB) já tinha anunciado o encerramento do Braços Abertos, programa da gestão anterior, de Fernando Haddad (PT).

Como uma das vitrines do tucano são as ações de zeladoria na cidade, como a promoção de mutirões de varrição e a campanha contra pichações, a expectativa tanto de dependentes químicos quanto de ativistas é a de que Doria, que em dezembro manifestou a intenção de ampliar a presença policial na cracolândia, promova em breve uma ação policial no local, em conjunto com o governo Alckmin.

Descaminhos da cracolândia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV