Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

ATUALIZADA - PM entra em confronto com usuários de droga na cracolândia, em SP

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

PAULO GOMES

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Policiais militares entraram em confronto com moradores de rua e dependentes químicos na região da cracolândia, centro de São Paulo, na noite desta terça-feira (17). Ao menos três PMs ficaram feridos e duas pessoas foram detidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O problema começou ainda no final da tarde, quando, segundo a polícia, dependentes atiraram pedras contra uma base da corporação. O incidente foi na base da PM no largo Coração de Jesus, de acordo com comerciantes da área ?na esquina com a alameda Dino Bueno, portanto, onde fica o fluxo de usuários de crack.

Usuários fizeram barricadas, ateando fogo em objetos na entrada da rua, e foi solicitado reforço policial, recebido com novos lançamentos de paus e pedras. A PM revidou com bombas de efeito moral e tiros com balas de borracha, o que provocou correria.

Os dependentes químicos se dispersaram pelas avenida Duque de Caxias, e um grupo arrombou portões de uma loja de calçados, roubando produtos que estavam na vitrine. A Tropa de Choque chegou na sequência e dispersou os usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um homem foi detido após roubar um ventilador. A reportagem viu uma segunda pessoa ser detida, longe do saque coletivo, mas a PM não informou o motivo.

Três policiais tiveram ferimentos na boca e cabeça por conta de objetos lançados contra eles. A corporação não informou se foi necessário atendimento médico.

Por volta das 21h30, o clima já era mais calmo no local, mas policiais ainda faziam ronda pela região para evitar novos saques ?um ônibus chegou a ser alvo de uma tentativa de arrastão na avenida Rio Branco? e bloqueavam o acesso à Cracolândia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PROVOCAÇÃO

Segundo relatos de moradores de rua ouvidos pela reportagem, no entanto, os policiais provocaram a reação dos usuários de droga. A prática é comum na região, como conta Raphael Escobar, do grupo com atuação em defesa dos direitos humanos na Cracolândia A Craco Resiste. "Eles tratam mal, ficam chutando os moradores de rua, instigando uma reação", diz Escobar.

Uma das integrantes do coletivo, a antropóloga Roberta Marcondes conta que um policial ameaçou atirar na direção do grupo. "Estávamos tentando passar e ele mandou a gente voltar. Falei 'a gente é dos direitos humanos' e ele respondeu 'foda-se!'", afirma Marcondes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo é contra a desarticulação dos programas de atendimento aos dependentes químicos na região. A gestão do prefeito João Doria (PSDB) já tinha anunciado o encerramento do Braços Abertos, programa da gestão anterior, de Fernando Haddad (PT).

Como uma das vitrines do tucano são as ações de zeladoria na cidade, como a promoção de mutirões de varrição e a campanha contra pichações, a expectativa tanto de dependentes químicos quanto a de ativistas é a de que Doria, que em dezembro chamou a cidade de "lixo vivo" e manifestou a intenção de ampliar a presença policial na Cracolândia, promova em breve uma ação policial no local em conjunto com o governo Alckmin.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV