Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Carnaval de rua do Rio inicia dia 19 com Sebastiana e Amigos do Zé Pereira

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Originários de Santa Tereza, das zonas central e sul do Rio, a liga independente de blocos de rua Sebastiana fará uma parceria, pela primeira vez, com a Liga Carnavalesca Amigos do Zé Pereira. As duas associações vão realizar na próxima quinta-feira (19) o primeiro grito de Carnaval do Rio no Circo Voador. As informações são da Agência Brasil.

O evento dará a largada ao Carnaval 2017 e terá roda de samba e apresentação de quatro blocos: Suvaco do Cristo, Simpatia é Quase Amor, Quizomba e Céu na Terra. Quem quiser participar pode doar um quilo de alimento não perecível e será cobrada meia entrada para estudantes, idosos e menores de 21 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Sebastiana reúne 11 blocos tradicionais da cidade: Simpatia É Quase Amor, Bloco do Barbas, Suvaco do Cristo, Carmelitas, Imprensa Que Eu Gamo, Meu Bem Volto Já, Escravos da Mauá, Gigantes da Lira, Que Merda É Essa, Bloco da Ansiedade e Virtual. Já a Liga Amigos do Zé Pereira é integrada por oito blocos: Quizomba, Orquestra Voadora, A Rocha, Vagalume, Céu na Terra, Laranjada, Toca Rauuul! e Último Gole.

"É uma mistura boa", disse a presidente da Sebastiana, Rita Fernandes. Ela destacou ainda que o trabalho conjunto visa driblar o cenário de crise do Rio de Janeiro.

O presidente da Liga Amigos do Zé Pereira, Rodrigo Rezende, diz que a parceria visa também a captação de recursos para os desfiles dos blocos. Para Rezende, parte da arrecadação do ISS (Imposto sobre Serviços) -recolhido de hotéis, bares e restaurantes durante o Carnaval- deveria ser destinada aos blocos de rua, e não apenas para as escolas de samba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Nós que fazemos o Carnaval de rua do Rio trazemos 5,5 milhões de foliões, que geram essa receita. Nossa ideia é que seja feito um edital de fomento direto para blocos de rua, de uma maneira muito mais plural. A gente quer que esse imposto que geramos seja revertido para essa manifestação cultural que é espontânea do Rio de Janeiro".

Segundo ele, há anos os blocos de rua sobreviveram de "vaquinha", venda de camiseta e cerveja. Atualmente, diz Rezende, os blocos cresceram muito e arrastam de 50 mil a 100 mil pessoas, mas continuam com o mesmo processo de arrecadação de recursos. "Se o Carnaval de rua minguar, a receita de bilhão de reais de ISS vai cair para a casa do milhão de reais e afetar a saúde, a educação, a segurança. É isso que a gente está tentando alertar".

A presidente da Sebastiana, Rita Fernandes, disse que a prefeitura licita os serviços de infraestrutura para os desfiles, como a colocação de banheiros químicos, por exemplo. Mas esse tipo de licitação acaba por impedir patrocínios privados para os blocos. As associações encaminharam uma carta à prefeitura com as reivindicações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio da assessoria de imprensa, a Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) informou que, até o momento, estão previstos investimentos da prefeitura somente para a infraestrutura dos desfiles dos blocos de rua e não para a preparação das agremiações para o Carnaval. As demandas das associações de blocos serão analisadas, acrescentou a empresa.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV