Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

RN aluga caminhão e recebe peritos da PB para identificar mortos em presídio

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

ESTELITA HASS CARAZZAI

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Ainda sem saber quantos corpos irá encontrar após a rebelião no maior presídio do Estado, ocorrida neste sábado (14), o governo do Rio Grande do Norte alugou um caminhão-frigorífico para transportar e abrigar as vítimas do massacre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Até agora, o governo fala em dez mortes, mas admite que o número deve ser maior. Há relatos de corpos decapitados e mutilados - o que deve dificultar o trabalho.

O aluguel do caminhão tenta suprir a deficiência estrutural do IML de Natal, o Itep (Instituto Técnico-Científico de Perícia), para onde serão encaminhados os mortos.

Médicos-legistas da Paraíba foram convocados para ajudar a equipe, que está reduzida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até pouco tempo, corpos não identificados ficavam empilhados nos fundos do prédio, numa área aberta, em caixas sem refrigeração. Peritos usavam colheres de sopa e cabos de guarda-chuva como instrumentos de trabalho, na falta de equipamentos.

Ainda hoje, o cheiro do local incomoda quem o visita pela primeira vez.

"É um prédio antigo, insalubre", diz o pesquisador Ivenio Hermes, do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, um dos principais problemas é a energia: a tensão do prédio é menor do que a necessária, o que impede ou dificulta a instalação de novos equipamentos. Além disso, em caso de apagões, o que ocorre com frequência, não há gerador - e os funcionários precisam colocar gelo sobre os corpos para evitar o apodrecimento.

No ano passado, o instituto ganhou dois freezers e novos equipamentos, mas a estrutura ainda é insuficiente para dar conta da demanda.

"Ainda está muito longe de um padrão aceitável", diz o advogado Gabriel Bulhões, da Comissão de Advogados Criminalistas da OAB-RN. "A estrutura é precaríssima, surreal."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns exames laboratoriais, como os de DNA, são feitos em Salvador, pela falta de estrutura adequada. Outros levam até um ano e meio para serem agendados.

O Itep admite que tem um "quadro reduzido", principalmente em função de aposentadorias recentes. O governo promete realizar um concurso ainda no primeiro semestre, para 358 vagas, e deve inaugurar um laboratório de DNA até o final do ano.

A identificação dos mortos na rebelião em Alcaçuz deve começar ainda neste domingo (15).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ruas no entorno da sede do Itep foram interditadas, para facilitar o acesso das famílias. O órgão também colocou dois psicólogos e dois assistentes sociais à disposição para atendimento.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV