Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Homem com doença que causa dor muscular e urina escura morre na BA

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

JOÃO PEDRO PITOMBO

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - Um homem que apresentava sintomas de uma "doença misteriosa" que causa dor forte muscular, além de urina na coloração escura, de morreu na cidade de Vera Cruz, na região metropolitana de Salvador, no último dia 31 de dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (10) pela Secretaria de Saúde da Bahia. O governo baiano investiga a causa da morte e não confirma a correlação com a doença. Há suspeita que ele tinha sofrido um infarto.

Os primeiros casos da doença surgiram em dezembro de 2016. Na época, o governo baiano emitiu alerta epidemiológico informando às unidades de saúde do Estado sobre a doença, chamada "mialgia [dor muscular] aguda a esclarecer".

Até 5 de janeiro, o governo da Bahia registrou 52 casos suspeitos da doença, todos na Região Metropolitana de Salvador. No boletim anterior, de 19 de dezembro, eram 22 casos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os sintomas incluem fortes dores na região cervical e na região do trapézio (costas), dores musculares intensas nos braços, dorso, coxas e panturrilhas, além de urina em coloração escura. Nenhum paciente apresentou febre, sintomas respiratórios ou gastrointestinais.

CAUSAS

Parte dos pacientes informaram que haviam consumido peixe no período anterior ao surgimento sintomas. O governo baiano, contudo, não confirma a correlação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Ainda não temos elementos suficientes para determinar a causa da doença. Estamos investigando em quatro frentes", diz a superintendente de Vigilância em Saúde do governo da Bahia, Ita de Cácia Aguiar.

O governo investiga possibilidades contaminação de alimento por toxina, por metais pesados, por vírus ou bactérias.

A secretaria de Saúde fez testes de contaminação por bactéria, mas todos os resultados deram negativo até o momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Laboratórios de outros Estados investigam a possível contaminação por vírus e matais pesados. A investigação de contaminação por toxina será feita por um laboratório nos Estados Unidos.

O governo estadual orienta as secretarias a buscar casos compatíveis nos prontuários de pacientes atendidos desde 1º de novembro, coletar amostras de soro e fezes para exame laboratorial e encaminhá-las ao Laboratório Central de Saúde Pública.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV