Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Theatro Municipal prevê menos verba e concertos cinematográficos em 2017

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

GABRIELA SÁ PESSOA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A temporada de 2016 do Theatro Municipal será mais enxuta e mais popular, informou a Prefeitura nesta quinta (5).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em entrevista coletiva, o secretário de Cultura André Sturm disse estimar um orçamento 25% menor do que o de 2016 para a instituição. A Câmara aprovou verba de R$ 518,7 milhões para a pasta em 2017, 0,95% do orçamento municipal.

Ele afirmou que espera ampliar as receitas com patrocínios e o incentivo aluguéis de espaços no Municipal para a lojas, restaurantes e eventos. Dois bancos já estão interessados em se associar ao Municipal, afirmou o secretário.

Neste semestre, a principal economia será o fim de contratações de artistas internacionais para apresentações, além do barateamento dos espetáculos. Não haverá demissões, disse Cleber Papa, novo diretor artístico do teatro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A casa irá realizar mensalmente concertos com clássicos que integram a trilha de filmes famosos, seguidas pela apresentação de um "compositor tradicional".

O primeiro da série será dedicado à filmografia de Stanley Kubrick: "Laranja Mecânica", que tocava versões da "Nona Sinfonia" de Beethoven, "Barry Lyndon" e "2001: Uma Odisseia no Espaço" -este, marcado por "Assim Falou Zaratustra", de Strauss.

Sturm afirmou que a ideia é tornar o Municipal mais popular. Além das sessões cinematográficas, o teatro promoverá "concertos informais", em que a Orquestra Sinfônica Municipal explica a diferença entre os instrumentos e o funcionamento da orquestra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acompanhado pelo prefeito, João Doria (PSDB), e pelos novos diretores do Municipal (Cleber Papa, artístico, e Roberto Minczuk, maestro titular), Sturm anunciou Ismael Ivo como o novo diretor artístico do Balé da Cidade.

Ivo, 51, nasceu na zona leste paulistana e é um dos coreógrafos brasileiros de maior projeção internacional. Atualmente mora em Berlim, e prevê a mudança definitiva para São Paulo no início de fevereiro. O artista também foi curador de dança na Bienal de Veneza e já integrou grupos de dança em Nova York e Viena.

O secretário acumulará a presidência da Fundação Theatro Municipal, assim como a ex-titular da pasta, Maria do Rosário Ramalho. Ela foi nomeada para a função em 2016, após o escândalo de corrupção na instituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

A gestão do Municipal ficou marcada por um rombo de R$ 15 milhões em irregularidades em contratos, investigadas pelo Ministério Público e pela Controladoria Geral do Município. O Municipal é gerido pela organização social IBGC (Instituto Brasileiro de Gestão Cultural), contratada até julho deste ano.

Questionado, Sturm afirmou que a corrupção no Municipal era um caso pontual e anunciou a criação de um comitê na Cultura dedicado ao acompanhamento dos contratos com OSs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O modelo de gestão também será adotado em outros equipamentos da Cultura, como o Centro Cultural São Paulo e as bibliotecas do Biblioteca Viva. O projeto, segundo o secretário, pretende transformar essas instituições em "mini-MIS" -como o Museu da Imagem e do Som, que ele dirigiu até 2016.

A pasta pretende abrir até março a concorrência para definir a nova organização que cuidará do Municipal e dos outros espaços culturais.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV