Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Nível do Cantareira foi de 2,2% para 45,9% em um ano, diz Sabesp

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No período de um ano, o Sistema Cantareira mostrou recuperação considerável em seu volume armazenado, segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O nível saltou de 2,2%, em 5 de janeiro do ano passado, para 45,9% nesta quinta (5), na medição que desconsidera o volume morto. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com a Sabesp, levando em conta a capacidade total do Cantareira, que incluiu o volume morto, o reservatório saltou de 31,4% há um ano para 75,2% hoje. São Paulo enfrentou nos últimos 3 anos a pior crise hídrica da sua história.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Franco Villela, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explica que nos anos de 2014 e 2015, as chuvas de verão estiveram muito abaixo na normalidade, o que, aliado à alta na demanda de consumo pela população, ocasionou o esgotamento do Cantareira. ?Foi uma anomalia de verões secos?, disse ele.

A recuperação do volume no Cantareira em 2016 ocorreu porque as chuvas voltaram a cair dentro da normalidade e também porque a população se conscientizou. Em 2017, a previsão para a próxima semana é que as chuvas continuem a cair sobre o manancial -em sete dias está prevista a precipitação de 60 milímetros. Nos cinco primeiros dias do ano, choveu 19,2 milímetros e a média histórica para o mês é 262,6 milímetros.

EVOLUÇÃO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano em que a crise começou, 2014, o Cantareira atingiu 26,7% da capacidade em 5 de janeiro. Um ano depois, caiu para 7%. Em maio de 2014, o governou paulista determinou o uso do volume morto pela primeira vez, o que acrescentou 182,5 bilhões de litros ao sistema, aumento de 18,5% na capacidade. Em outubro de 2014, a segunda reserva técnica entrou em operação e acrescentou 105 bilhões de litros ao sistema, o equivalente a 10,7% de acréscimo.

O sistema abastece, atualmente, cerca de 7,4 milhões de pessoas. Antes do início da crise, o Cantareira garantia água para quase 9 milhões de pessoas em toda a Grande São Paulo. A estiagem e a perda acelerada de água nos reservatórios fez com que a Sabesp redirecionasse o abastecimento para outros mananciais.

OUTROS MANANCIAIS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na maioria dos demais mananciais, também houve recuperação. No sistema Alto do Tietê, o volume armazenado nesta quinta (5) é 43,3% e há um ano era 24,9%. O Sistema Alto Cotia está com 100,9% do total, sendo que era 89,7% há um ano. O Sistema Rio Claro armazena 84,7% atualmente, superior aos 74,5% do ano passado.

Os únicos a apresentar queda foram a Represa de Guarapiranga, que tem nesta quinta (5) 72,2% da capacidade, inferior aos 84% de um ano atrás e o Sistema Rio Grande, que registra 87,9% da capacidade, ante 93,5% do ano passado.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV