Artista desmente Doria e diz nem ter sido convidado para ação antipichação
JULIANA GRAGNANI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O programa municipal Arte Urbana, anunciado nesta quinta (29) pelo prefeito eleito João Doria (PSDB), não existe. Ao menos segundo seu suposto coordenador, o muralista Eduardo Kobra, que nega ter sido convidado para o cargo.
O programa de combate à pichação integraria o projeto de zeladoria de Doria, batizado de Cidade Linda, cujas ações foram anunciadas nesta manhã.
"É um aviso claro aos pichadores. Ou mudem de profissão ou se tornem artistas. Venham participar do programa Arte Urbana, coordenado pelo Eduardo Kobra, que já foi pichador, se tornou grafiteiro e hoje é um dos maiores muralistas do mundo", afirmou Doria.
A ideia, segundo o prefeito eleito, seria transformar pichadores em artistas por meio de oficinas integrantes do programa, coordenado por Kobra. Doria também anunciou a instalação de câmeras onde há monumentos e vigilância da GCM (Guarda Civil Metropolitana) para coibir pichações.
Mas Kobra diz nunca ter sido convidado pelo tucano e que, se tivesse sido, não teria aceitado o convite. "Não tenho nenhum cargo na prefeitura, não vou trabalhar na prefeitura, nada disso", afirma o artista, autor de murais coloridos espalhados por São Paulo, como um retrato de Oscar Niemeyer na região da av. Paulista.
Segundo ele, há cerca de um mês houve um encontro com integrantes da futura gestão municipal, com a presença de Doria, para saber sua opinião sobre ações a favor da arte em São Paulo. "Foi uma reunião bem rápida. Não houve uma questão oficial, mesmo porque eu não trabalharia oficialmente porque meu trabalho é pintar." Além disso, o artista trabalhará em Nova York de março a novembro do ano que vem.
Kobra diz agradecer os elogios -"estou há 28 anos pintando nas ruas e já fui detido algumas vezes, então um elogio vindo de uma autoridade para mim é algo inusitado sempre"- mas diz que "jamais" iria contra suas "origens", a pichação.
"Comecei na pichação, minha origem é na periferia. Tenho vários amigos pichadores. Jamais vou me envolver com algo que seja contrário a qualquer manifestação de arte na rua. Não tenho nada a ver com isso, se não estaria indo completamente contra as minhas origens."
O artista também diz não acreditar "em evolução na arte de rua". "Um não é evolução do outro, cada um é cada um. Ninguém é melhor que ninguém nesse universo das ruas."
Procurada para comentar sobre as declarações de Kobra na tarde desta quinta (29), a assessoria de Doria não respondeu até a publicação desta reportagem.
CIDADE LINDA
O plano anunciado por Doria também incluirá troca de lixeiras de plástico por modelos maiores de ferro e retirada de camelôs ilegais.
O projeto que será iniciado no dia 2 de janeiro consiste numa força-tarefa que inclui limpeza, poda de árvores, desobstrução de bocas-de-lobo e reparos de muros pichados. Trata-se de ação similar ao programa Belezura, implantado por Marta Suplicy (prefeitura entre 2001 e 2004 pelo PT).
No primeiro eixo, da avenida Nove de Julho, Doria anunciou que serão 1.291 pessoas trabalhando, 9.000 m² de pintura de sinalização horizontal, poda de cem árvores, entre outras ações. O programa incluirá a troca das lixeiras de plástico por modelos de ferro, maiores.
