Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Salas são depredadas e furtadas em ocupação da UFPE

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

JOÃO PEDRO PITOMBO

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - Depois de dois meses ocupados por estudantes, prédios da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) foram encontrados depredados, pichados e com objetos furtados em vistoria realizada na última sexta-feira (23).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

No mesmo dia da vistoria, dois professores da universidade foram agredidos por estudantes que discordaram do novo calendário acadêmico aprovado pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão e tentaram impedir a saída dos professores da sala onde ocorria a reunião.

As depredações ocorreram no Centro de Filosofia e Ciências Humanas e no Centro de Artes e Comunicação da universidade.

Segundo a Reitoria, foram encontradas pichações com xingamentos em paredes e portas, além de arrombamentos em salas de aula e de professores, com destruição de móveis e equipamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos outros seis prédios da universidade, que também foram ocupados por estudantes, não foram constatados danos.

Os estudantes ocuparam a universidade em outubro, em protesto contra a PEC do Teto, que estabelece limites de gastos do governo federal nos próximos 20 anos. Deixaram a universidade na quinta-feira (22).

Entre as salas depredadas está a do professor do curso de filosofia Rodrigo Jungmann. Em uma rede social na internet, o professor postou fotos da sala, com estantes quebradas e livros destruídos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há pichações na parede da sala com as expressões "burguês de merda" e "Stalin matou pouco", numa referência ao ditador russo Josef Stálin. Jungmann é conhecido por seu posicionamento político de direita.

A reportagem não conseguiu contato com o professor nesta segunda-feira (26). Na internet, ele postou as fotos afirmando que um "bando de comunistas" não o vão calar. Também afirmou que vai processar quem depredou a sala e que vai "bater na esquerda com o triplo de força".

Em nota, a reitoria da UFPE informou que vai instaurar duas comissões de inquérito administrativo "para apurar os danos ao patrimônio público e furtos" ocorridos nas dependências da universidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também informou que vai "tomar as medidas judiciais cabíveis para evitar novos casos de ocupação" de prédios da instituição.

AGRESSÕES

A UFPE também vai apurar a agressão a dois professores na última sexta-feira (23), durante a Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão realizada para ajustar o calendário acadêmico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a reitoria, treze estudantes que participaram das ocupações em prédios da Universidade compareceram como convidados à reunião.

Parte deles discordou da aprovação pelo Conselho do reinício das aulas em 9 de janeiro e bloqueou a porta do auditório da Reitoria para evitar a saída dos conselheiros.

Um dos professores tentou sair e foi agredido pelos estudantes. Outro docente interferiu e também sofreu agressão. Os nomes dos professores não foram divulgados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV