Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Venezuela libera retorno de brasileiros a pé e em carros, diz Itamaraty

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

RUBENS VALENTE

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A crise gerada com a medida tomada pelo governo da Venezuela de impedir o regresso de brasileiros para o Brasil começa a ser superada e caminha para a normalização, informou o MRE (Ministério das Relações Exteriores). Não há mais brasileiros retidos no lado venezuelano da fronteira, segundo o vice-consulado brasileiro na cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O MRE informou que as autoridades venezuelanas liberaram nesta terça-feira (20) o trânsito de pedestres na fronteira entre Pacaraima, no Estado de Roraima, e Santa Elena.

No último dia 12, o presidente Nicolás Maduro determinou o fechamento das fronteiras com Brasil e Colômbia sob alegação de que combate "máfias" que atuam no contrabando de cédulas de 100 bolívares, que o governo retirou de circulação.

A medida provocou a retenção, por mais de três dias, de cerca de 200 brasileiros que tentavam regressar ao Brasil, quase todos turistas, segundo informações do vice-consulado do Brasil na região. Eles passaram fome, sede e problemas de hospedagem. Dezenas decidiram regressar a pé por caminhos não fiscalizados que atravessam territórios indígenas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o MRE, a liberação da fronteira ocorreu após "negociações realizadas por meio da Embaixada do Brasil em Caracas, junto à Chancelaria da Venezuela, e do Vice-Consulado em Santa Elena". Na segunda-feira (19), o governo venezuelano autorizou a passagem de carros, desde que o motorista faça um registro prévio no vice-consulado. Nesta terça-feira (20) foi autorizado o trânsito de pedestres, ida e volta.

A passagem de veículos segue restrita para as 14h, diariamente, único ponto restante para superar a crise. "Os brasileiros que desejem cruzar a fronteira em seu veículos devem procurar o vice-consulado em Santa Elena para incluir, até às 13h, seus nomes em lista a ser entregue às autoridades venezuelanas na fronteira", informou o Itamaraty, na nota.

O vice-cônsul do Brasil na região, Cláudio Bezerra, confirmou à reportagem que a crise "está superada nesse momento" e não há mais brasileiros aguardando a passagem. "Agora está se normalizando", disse o vice-cônsul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo venezuelano anunciou na semana passada que o fechamento da fronteira deverá vigorar até 2 de janeiro. Nesta terça-feira, também foi reaberta a passagem de pedestres na fronteira com a Colômbia.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV