Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Doria copia Covas e promete mutirão para adaptar calçadas a deficientes

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

GIBA BERGAMIM JR.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), promete um mutirão para a recuperação de calçadas da cidade a fim de melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência. Para isso, a administração diz contar com mão de obra da própria população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O anúncio foi feito após reunião com futuros secretários e prefeitos regionais (os antigos subprefeitos) neste sábado (17). De acordo com o futuro secretário de Subprefeituras, Bruno Covas, o programa deve começar na primeira quinzena no extremo leste.

Segundo Covas, a ideia é inspirada em mutirões de recuperação de guias e sarjetas feitas pelo ex-prefeito e ex-governador Mario Covas (PSDB), que é avô do secretário e morreu em 2001. Doria definiu o bairro Itaim Paulista para início do projeto, o mesmo onde o projeto começou, no mandato de Covas, de 1983 a 1985.

Conforme a Folha mostrou neste sábado, a futura gestão planeja também fazer blitze para vigiar vagas para carros reservadas a idosos e deficientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Estamos buscando parcerias de empresas que possam colaborar com material, e a prefeitura entrará com a parte técnica. Serão reformas necessárias para as calçadas, gerando mais acessibilidade", disse Covas. Para isso, diz, moradores serão chamados para colaborar. Questionado de que maneira isso aconteceria, respondeu: "Com mão de obra, como era feito nos mutirões de guias e sarjetas [da gestão do prefeito Mário Covas]".

O programa incluirá a construção de rampas de acesso e instalação de piso tátil. Além disso, a prefeitura prevê mudanças no funcionamento dos semáforos para tentar melhorar as condições do pedestre. Uma reclamação muito frequente é o pouco tempo para travessia a pé em grandes vias, muitos deles insuficientes para atravessar toda a via.

De acordo com dados da prefeitura, um terço das viagens na cidade são feitas a pé. Durante a campanha eleitoral, Doria disse que iria acabar com a secretaria da Pessoa com Deficiência. Voltou atrás após ser alvo de duras críticas de ativistas. Agora, tenta emplacar uma série de projetos a pessoas nessa situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CIDADE LINDA

O prefeito começará no dia 2 de janeiro de 2017 o projeto que ele batizou de Cidade Linda. Nos mesmo moldes da operação Belezura, criada por Marta Suplicy (PMDB), prefeita entre 2001 e 2004, quando era do PT. Trata-se de um plano de limpeza da cidade envolvendo várias secretarias e subprefeitura.

"Estabelecemos 28 itens de atuação, desde recapeamento, requalificação de calçadas, jardins e canteiros a troca de iluminação, eliminação de pichações e recuperação de bens da prefeitura", disse Doria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação começará na avenida 9 de Julho. Mas já estão programadas operações para as avenidas Paulista, 23 de maio (região central), Santo Amaro (zona sul) para janeiro. Em fevereiro, ocorrerão na Belmira Marin (extremo sul) e a Marechal Tito (extremo leste).

Segundo Doria, a medida ocorrerá em todos os finais de semana durante os quatro anos de mandato.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV