Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Parceria tenta reduzir ações judiciais por remédios e tratamentos em SP

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma parceria entre o governo paulista e órgãos ligados ao poder judicial foi assinado nesta terça-feira (13) como uma tentativa de reduzir as ações por remédios e tratamentos médicos em São Paulo. O gasto anual para atender a determinações judiciais chega a R$ 1,2 bilhões no Estado, segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A ideia do convênio é que os pacientes que procurarem a Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário ou os postos de atendimento da secretaria sejam encaminhados para uma comissão que avaliará o caso antes de qualquer decisão ou liminar judicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Se o remédio prescrito fizer parte da lista de itens com fornecimentos pelo SUS, o paciente será inserido nos programas já existentes. Caso não esteja na lista, os farmacêuticos de comissão indicarão tratamentos alternativas. Na inexistência de outras opções ou se o médico avaliar que a alternativa não é ideal, será aberta uma solicitação administrativa e a comissão avaliará a eficácia do item e a necessidade de incluí-lo na lista do SUS.

Segundo o governo estadual, o processo será acompanhado por representantes dos quatro órgãos envolvidos no projeto que recebeu o nome "Acessa SUS", por meio de um sistema informatizado.

"De uma forma, a gente garante o direito das pessoas, do outro evita um gasto, às vezes, desnecessário", afirmou o governador durante a assinatura da parceria. Segundo ele, o dinheiro economizado "será aplicado exatamente na Saúde, para poder ampliar os serviços, atender as Santas Casas, garantir o atendimento".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde 2010, a Secretaria Estadual de Saúde foi alvo de cerca de 90 mil ações para entrega de remédios, materiais e outros itens. De acordo com a pasta, aproximadamente 53 mil determinações judiciais estão sendo cumpridos atualmente.

Como a Folha de S.Paulo mostrou em outubro, o procedimento que lidera a lista de processos judiciais é a terapia em câmara hiperbárica, utilizada para melhorar feridas como as causadas por diabetes. Em seguida, cirurgias (920), internações hospitalares (875) e consultas com especialistas (810).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV