Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

BNDES interrompe financiamento para a compra de 35 trens da CPTM

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) suspendeu um financiamento que havia sido concedido para o governo paulista comprar 35 novos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A informação foi divulgada pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a retirada do financiamento aconteceu porque a CAF do Brasil, vencedora da licitação, não conseguiu cumprir o índice de nacionalização de 60% em peso dos veículos, exigido pelo banco para liberar o recurso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"De acordo com a fabricante, parte dos fornecedores de componentes e de peças de trens sediados no país descontinuaram suas produções, obrigando a empresa a importar mais componentes para que a produção dos trens não fosse interrompida", afirmou a pasta, em nota.

O financiamento de R$ 982 milhões foi concedido em 2014 para a compra de 35 trens. Desses, apenas 12 foram entregues, sendo que sete estão em funcionamento nas linhas 7-rubi e 11-coral e os demais estão ainda em fase de testes. Os 23 trens restantes continuam em produção e deverão ser entregues em 2017, agora com recursos do próprio governo do Estado.

O ideia do governo paulista é concluir a compra dos demais trens com recursos que estavam reservados para as obras da rodovia dos Tamoios. Essa por sua vez receberia os recursos do BNDES antes previstos para a CPTM. Para fazer esse remanejamento o governo encaminhou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma pesquisa do transporte metroferroviário de passageiros, divulgada nesta segunda (12), mostra que a rede de metrôs, trens urbanos e VLTs no Brasil cresceu apenas 7% entre 2012 e 2015, enquanto os passageiros cresceram 38% no mesmo período, o que corresponde a 170 milhões de novos usuários.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV