Trio de brasileiros vai arbitrar primeiro jogo da Copa; paranaense está entre eles
Goiano Wilton Pereira Sampaio será o árbitro, já os assistentes serão o paranaense Bruno Boschilia e Bruno Pires, de Goiás

O árbitro Wilton Pereira Sampaio foi escalado para comandar o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2026 entre México e África do Sul na próxima quinta-feira (11), no Estádio Azteca, na Cidade do México. A Fifa confirmou a escalação de arbitragem para os quatro primeiros confrontos do torneio. O jogo está marcado para as 16h (horário de Brasília).
📰 LEIA MAIS: Jovem fica ferido em batida entre carro e moto próximo à Rodoviária de Apucarana
O trio de arbitragem será 100% brasileiro. Os assistentes Bruno Pires, de Goiás (GO), e Bruno Boschilia, do Paraná (PR), também estão escalados para a partida. O VAR ficará sob o comando do colombiano Nicolás Gallo, completando a equipe de arbitragem sul-americana.
📲 Clique aqui e receba as notícias do grupo do TNOnline no WhatsApp
Wilton vai à sua terceira Copa do Mundo. O árbitro de Goiás (GO), presente nos torneios de 2018 e 2022, é um dos três árbitros brasileiros escalados para o Mundial, junto a Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina (SC), e Raphael Claus, de São Paulo (SP). Além dos nomes citados, o Brasil leva o juiz Rodolpho Toski Marques, do Paraná (PR), para o VAR, e os assistentes Danilo Manis, de São Paulo (SP), Rodrigo Figueiredo, do Rio de Janeiro (RJ), e Rafael Alves, do Rio Grande do Sul (RS).
Em 2022, no Qatar, Wilton apitou a derrota da Inglaterra nas quartas de final contra a França, por 2 a 1. A equipe inglesa o criticou pela atuação. Deixou de marcar duas faltas claras contra Kane e Saka, e precisou do auxílio do VAR para assinalar um pênalti contra os franceses. Apesar das críticas, foi escalado para quatro jogos naquela edição, igualando José Roberto Wright como o brasileiro com mais partidas apitadas em um mesmo Mundial. Wilton foi cotado inclusive para comandar a final, mas os erros em Inglaterra x França pesaram contra ele.
