Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

Sport, Ceará e Fortaleza pedem à CBF reconhecimento do Norte-Nordeste como título brasileiro

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Sport, Ceará e Fortaleza, em ação junto às federações Pernambucana e Cearense, protocolaram um pedido formal junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que os títulos dos Torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 sejam reconhecidos como Campeonatos Brasileiros.

Os clubes argumentam que, á época, o Torneio Norte-Nordeste foi considerado erroneamente como uma competição regionalizada, quando na realidade integrava o projeto de nacionalização do futebol brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), entidade anterior à CBF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O requerimento argumenta que o pleito não busca "criar privilégios", mas sim "corrigir uma injustiça esportiva" e justifica que o pleito é baseado no mesmo princípio que levou a CBF, em 2010, a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro.

Os três clubes e as duas federações se debruçam desde o segundo semestre de 2023 no levantamento de informações históricas e jurídicas para consolidar a pauta enviada à CBF. O Torneio Norte-Nordeste foi realizado em três edições: o Sport foi campeão em 1968, o Ceará em 1969 e o Fortaleza em 1970.

Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol, demonstrou confiança de que o pleito seja apreciado. "Fizemos o pedido oficial hoje e agora iremos trabalhar internamente para ter esse reconhecimento. Os argumentos são legítimos e históricos. Embasado em documentos, declarações e fotos. O trabalho foi feito pela Federação Cearense, Ceará e Fortaleza através de várias reuniões para unidos trazer o reconhecimento desses títulos e fortalecer mais ainda o futebol cearense no cenário nacional."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CBF reconhece como campeões brasileiro de 1968 o Botafogo (Taça Brasil) e o Palmeiras (Robertão). O time alviverde também detém o título nacional de 1969, enquanto o vencedor da edição de 1970 é o Fluminense.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV