Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

Santos é o time que mais aproveita a base no Brasileirão; Corinthians está no top 5

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Santos é o time do Brasileirão com maior percentual de aproveitamento de jogadores formados na base, até o atual momento do campeonato, de acordo com levantamento divulgado pelo CIES Football Observatory, centro de pesquisas suíço que estuda e analisa estatísticas do futebol. Athletico-PR, Grêmio, Cruzeiro e Corinthians completam o top 5.

O ranking leva em conta a porcentagem de minutos jogados por atletas que passaram pelo menos três anos, entre os 15 e os 21 anos de idade, em seu clube de origem. Este é o conceito europeu para definir um jogador formado por um clube. Na soma de todos os clubes, em todo o Campeonato Brasileiro, a média de aproveitamento da base é de 10,6%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O aproveitamento do Santos é de 28%, um pouco acima do Athletico-PR, que aparece com 27,5%. Cruzeiro e Grêmio também exibem valores próximos, com 24,2% e 23,1% respectivamente. Já o Corinthians está mais distante e tem 16,7%, bem perto do sexto colocado Fluminense (16%). O Palmeiras, clube que lançou nomes como Endrick, Vitor Reis e Estêvão nos últimos anos, é apenas o nono (9,7%).

Embora viva uma das fases menos vitoriosas de sua história, o Santos continua revelando talentos relevantes para o futebol brasileiro e faz questão de dar oportunidades no profissional aos Meninos da Vila. No empate sem gols com o Cruzeiro, última partida antes da pausa para a Data Fifa, cinco jogadores formados na base foram relacionado, e o volante Gustavo Henrique foi titular.

"O olhar para a base sempre será uma de nossas prioridades. É a essência do Santos e, ao mesmo tempo, um ativo fundamental para o futuro da instituição. Sobre este aproveitamento dos Meninos da Vila no profissional, é feito um trabalho muito bem coordenado, entre a comissão técnica e os Executivos do profissional e da base, para subirmos esses meninos no momento certo e para que eles consigam desempenhar o que sabem e ajudar o clube", afirma o presidente Marcelo Teixeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2025, o Santos deu um passo simbólico ao assinar 25 contratos de formação com atletas da categoria Sub-14, todos com vínculo até 2028.

Ranking de maior aproveitamento da base no Brasileirão 2026:

1 - Santos: 28%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 - Athletico-PR: 27,5%

3 - Cruzeiro: 24,2%

4 - Grêmio: 23,1%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 - Corinthians: 16,7%

6 - Fluminense: 26,0%

7 - Coritiba: 14,4%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

8 - São Paulo: 13,4%

9 - Vasco: 12,8%

10 - Palmeiras: 9,7%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

11 - Red Bull Bragantino: 8,0%

12 - Chapecoense: 5,9%

13 - Flamengo: 5,7%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

14 - Vitória: 3,6%

15 - Atlético-MG: 3,1%

16 - Bahia: 1,3%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

17 - Internacional: 0,4%

18 - Botafogo: 0,0%

18 - Mirassol: 0,0%

18 - Remo: 0,0%

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV