"Primeiro convocado home office do mundo", diz Lula sobre Neymar
Presidente usou tom descontraído para comentar o desfalque do camisa 10 na partida contra o Haiti nesta sexta-feira (19)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) brincou com a atual situação do atacante Neymar na Seleção Brasileira ao classificá-lo como "o primeiro convocado home office do mundo". A declaração foi dada durante um discurso em Belo Horizonte, Minas Gerais, enquanto o petista interagia com uma criança. O assunto surgiu quando Lula falava sobre igualdade de gênero e perguntou ao menino se ele já havia visto a craque Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo, jogar bola. Diante da resposta negativa, o presidente questionou quem era a atual referência no esporte, e a criança apontou Neymar.
-LEIA MAIS: Brasil busca primeira vitória na Copa contra o Haiti; veja a provável escalação
Lula prontamente lembrou que o camisa 10 se recupera de uma lesão na panturrilha e não está entrando em campo. Em tom descontraído, o presidente citou uma postagem que viu nas redes sociais para arrancar risadas da plateia, afirmando que Neymar seria um "jogador home office". Aproveitando o clima de brincadeira, o petista ainda sugeriu que, no futuro, talvez seja necessário recorrer à inteligência artificial para escalar uma seleção formada por "11 Pelés".
"Eu vi uma coisa ontem, que o Neymar é o primeiro convocado home office do mundo", brincou o petista, fazendo referência a um meme da internet, arrancando risadas dos presentes ao evento.
A declaração ocorre em meio à disputa da Copa do Mundo, na qual o Brasil entra em campo nesta sexta-feira, às 21h30, para enfrentar o Haiti. A equipe busca a recuperação após um empate contra o Marrocos na rodada de estreia. Embora Neymar já tenha retornado aos treinamentos com bola, ele segue como desfalque certo para o confronto, pois a comissão técnica avalia que o atleta ainda precisa aprimorar o condicionamento físico e ganhar ritmo de jogo antes de atuar oficialmente.
O episódio recente relembra outra interação de Lula envolvendo astros da Seleção Brasileira em época de Mundial. Em 2006, durante o seu primeiro mandato, o presidente causou desconforto ao questionar o então técnico Carlos Alberto Parreira sobre a forma física de Ronaldo Fenômeno, perguntando diretamente se o atacante estava gordo, como especulava a imprensa. Na ocasião, o camisa 9 não escondeu a insatisfação e rebateu a declaração afirmando que, assim como os boatos sobre seu peso eram falsos, também deveriam ser mentira os rumores de que o presidente bebia demais.