Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

Paulistão 2025: candidatos ao acesso buscam quebrar tabu na elite

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Enquanto Palmeiras e Santos definem o campeão paulista deste ano, quatro clubes buscam o acesso para o Paulistão de 2025. Os semifinalistas da Série A2 do Campeonato Paulista começam a se enfrentar neste final de semana na busca pelo acesso à elite paulista. Juventus, Velo Clube, Noroeste e Portuguesa Santista brigam pelas vagas. Em comum, todos têm a ausência nas últimas edições do Estadual.

O maior tabu é do Velo Clube, que não joga a elite do Paulistão desde 1979. Foi a única participação da equipe de Rio Claro na primeira divisão. Apesar de histórico, o desempenho é de esquecer, já que o clube ficou em último e foi rebaixado. A glória mais recente do Velo Clube foi o título da Série A3 em 2020, com o acesso e a manutenção na Série A2.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O último Paulistão da Portuguesa Santista foi em 2006. Quatro anos depois, a equipe mergulhou no abismo da Série B, a última do futebol paulista. A reestruturação veio aos poucos e agora o clube vive o momento mais próximo da elite novamente. No ano passado, o time faturou a Copa Paulista e chegou a disputar a Copa do Brasil deste ano, mas caiu na primeira fase para o Caxias-RS.

A última edição da elite paulista para o Juventus foi em 2008. Na época, o elenco tinha Vampeta e Fernando Diniz. Após uma série de rebaixamentos, foram oito anos até o acesso que consolidou o clube na Série A2. Em 2024, ano do centenário, é a primeira vez que o Juventus chega na semifinal desde que retornou à divisão de acesso, em 2016.

Dentre os quatro semifinalistas, o que esteve na elite mais recentemente foi o Noroeste. O time de Bauru jogou o Paulistão de 2011. Depois da queda, o clube, assim como a Portuguesa Santista, chegou no último nível do futebol. Agora, vive outro momento. É o segundo ano seguido que chega nas semifinais. Em 2023, contudo, foi superado pelo Novorizontino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cenário da Série A2 deste ano é diferente dos últimos seis anos, em que clubes viviam um "bate-volta" entre as duas principais divisões do futebol paulista. De lá para cá, pelo menos um clube rebaixado conseguiu o acesso no ano seguinte. Ponte Preta e Novorizontino fizeram dobradinha, caindo em 2022, mas subindo em 2023. São Bento e São Caetano também, entre 2019 e 2020.

O Água Santa é outro exemplo de "cai e sobe". O clube de Diadema subiu em 2019, caiu em 2020, mas subiu novamente em 2022. A campanha após o novo acesso, contudo, foi mais sólida e a equipe chegou até a final de 2023, além de manter-se na elite em 2024. Os rebaixados do Paulistão de 2023 chegaram perto de ter o acesso para estar na elite novamente. O São Bento teve a melhor campanha na primeira fase, mas caiu nas quartas para o Noroeste. A Ferroviária caiu nos pênaltis diante do Juventus.

O Noroeste enfrenta a Portuguesa Santista no Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru, neste sábado, dia 30, às 15h10. A segunda partida será no Estádio Ulrico Mursa, em Santos, no dia 7 de abril, às 11h10. Na outra semifinal, o Juventus recebe o Velo Clube neste domingo, dia 31, às 11h10, no Estádio da Rua Javari. A volta ocorre dia 6 de abril, às 15h10, no Estádio Benito Castellano, em Rio Claro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV