Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

Clubes se aproximam da CBF e terão reunião na confederação para discutir criação de liga única

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A CBF convocou todos os 40 clubes das Séries A e B, membros da Libra e da FFU, para uma reunião no início de abril em que serão discutidos temas ligados à possível formação de uma liga unificada que substituiria o Brasileirão no futuro.

As conversas ainda são incipientes, mas tem havido um entendimento melhor entre as partes depois que o Flamengo diminuiu o tom internamente na Libra e a FFU passou a buscar uma aproximação com a CBF. A reunião está marcada para 6 de abril, na sede da confederação, no Rio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A FFU decidiu até criar um comitê de negociação para se aproximar da CBF e da Libra, e afirmou que "é necessário superar o formato atual de dois blocos comerciais, que limita a capacidade de avanço coletivo".

Já membros da Libra se reuniram na sede do Flamengo, no Rio, e saíram do encontro satisfeitos. O grupo divulgou comunicado para dizer que "o alinhamento interno direciona a conversa ao rápido avanço na formação de uma liga nacional em conjunto com a CBF e com a FFU".

Ainda existem uma série de divergência que separam os dois grupos, mas há consenso de que, para que a liga seja criada, é necessário diálogo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os cartolas dos clubes das Séries A e B sabem que, sem a participação da CBF nas discussões, não terão êxito na criação da liga. Admitem que a confederação tem peso no rumo do futebol brasileiro e vão precisar negociar com ela para conseguir mudar o cenário atual, em que todo o poder segue concentrado na CBF, exceto as negociações de direitos de transmissão.

A formação de uma liga é um sonho de alguns dos cartolas dos principais clubes do País. No ano passado, integrantes da Libra e da FFU ficaram perto de assinar um memorando de entendimento que representaria passo importante para a gestação da liga. Mas isso nunca foi concluído.

Libra e FFU são responsáveis, desde 2025, por vender os direitos de transmissão dos jogos como mandante dos clubes filiados a elas. O primeiro bloco negociou com o Grupo Globo. O segundo decidiu fragmentar os direitos, negociados com Globo, Record, Amazon Prime Video e YouTube (CazéTV).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cada grupo criou uma maneira de distribuir o dinheiro entre os clubes. A Libra perdeu dois clubes recentemente e viu o Flamengo abrir uma cruzada internamente. A FFU funciona como uma holding, com a participação de investidores em um condomínio.

Na FFU, estão 32 times, sendo 10 da Série A. São eles: Athletico-PR, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Fluminense, Internacional, Mirassol e Vasco.

A Libra também tem 10 equipes que disputam o Brasileirão: Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Remo, São Paulo, Santos e Vitória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atlético Mineiro e Vitória aprovaram a migração da Libra para a FFU. Mas dependem da conclusão dos processos regulatórios para oficializar a entrada.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV