Coreia do Norte queria show de Eric Clapton, diz documento vazado
Um dos documentos diplomáticos americanos vazados pelo WikiLeaks mostra que autoridades da Coreia do Norte sugeriram ao governo dos EUA que intercedesse para que o roqueiro Eric Clapton fizesse um show em Pyongyang, capital do fechado país, segundo a imprensa dos EUA e do Reino Unido.
Os norte-coreano argumentaram que seria um gesto de "boa vontade" entre os países. O fechado regime da Coreia do Norte é bastante criticado por suas ambições nucleares e sua postura beligerante em relação à vizinha e rival Coreia do Sul, aliada dos EUA.
A sugestão foi enviada à Embaixada dos EUA em Seul, na Coreia do Sul, por um intermediário cujo nome foi retirado do documento, datado de 22 de maio de 2007.
O motivo, segundo ele, seria o fato de Kim Jong-chol, segundo filho do ditador Kim Jong-Il, ser fã do músico.
A música pop ocidental é proibida na Coreia do Norte, mas, nesse caso, abriria-se uma "exceção", diz o texto.
Acertos para o show chegaram a ser feitos em 2009, mas depois representantes do músico negaram que ele fosse tocar no país, segundo o "Guardian". O convite chegou a ser noticiado pelo "Financial Times" em fevereiro de 2008.
