Estudo liga celulares a mau comportamento de crianças
Pesquisadores que estudam os efeitos dos celulares sobre a saúde dizem ter encontrado indícios de que quando mulheres grávidas usam esses aparelhos regularmente correm mais riscos de ter filhos com problemas de comportamento.
O estudo não demonstra que o uso de celulares causa os problemas de comportamento e não sugere uma causa para isso. Mas os pesquisadores afirmam que vale a pena verificar se os resultados se comprovam. Leela Kheifets, epidemiologista da Universidade da Califórnia, diz que "é algo que simplesmente precisa ser considerado".
Kheifets e sua equipe estudaram dados sobre 28 mil crianças de sete anos de idade e suas mães, participantes de um grande estudo dinamarquês que vem acompanhando mulheres que engravidaram entre 1996 e 2002.
Cerca de 3% das mães dizem que suas crianças têm problemas comportamentais e outros 3% demonstraram "ações anormais", como problemas de obediência ou questões emocionais.
As crianças que falam ao celular e que têm mães que também usam esses aparelhos apresentam 50% mais chances de ter problemas comportamentais. Enquanto isso, para os pequenos que não têm o celular, mas que têm mães que usam o telefone, o índice é 40% maior.
Há cerca de 5 bilhões de celulares em uso no mundo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) e a American Cancer Society não encontraram provas de que o uso de celulares seja prejudicial à saúde.
Copyright Thomson Reuters 2009
