Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Obesidade complica tratamento da dengue

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Especialistas alertaram nesta sexta-feira (3) que o tratamento da dengue se tornará mais difícil no futuro, por causa da crescente tendência das pessoas ao sobrepeso e à obesidade.

Vítimas da dengue, doença transmitida por mosquito e que pode ser letal, sofrem da chamada permeabilidade capilar, em que há vazamento dos vasos sanguíneos para os tecidos contíguos, provocando dificuldades respiratórias e complicações em órgãos vitais, como cérebro, fígado e rins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Esses sintomas em pessoas com sobrepeso indicam maior risco, disse Jeremy Farrar, professor de medicina tropical e diretor da Unidade de Pesquisas Clínicas da Universidade de Oxford no Vietnã, após participar de uma conferência sobre a dengue em Cingapura

- Em pessoas com índice de massa corporal elevado, seus capilares são intrinsecamente mais propensos a vazarem, o que é agravado numa infecção por dengue.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que haja 50 milhões de casos de dengue por ano no mundo. Cerca de 500 mil desses são casos graves, da chamada dengue hemorrágica, e há cerca de 22 mil mortes por ano, especialmente entre crianças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O tratamento de cada paciente custa em média US$1.394 (R$ 2.359), e a doença gera a perda de pelo menos dez dias úteis a cada caso. O vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, é endêmico em mais de cem países, onde vivem 2,5 bilhões de pessoas.

Não existe cura nem vacina para a dengue, mas o laboratório Sanofi-Aventis está no estágio final do desenvolvimento clínico de uma possível imunização.

Lam Sai Kit, virologista e professor emérito da Universidade da Malásia e presidente da entidade Dengue v2V, que reúne especialistas no assunto defendeu uma maior vigilância contra a doença e contra o ônus que ela acarreta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- As pessoas precisam monitorar a situação adequadamente, do contrário nunca se perceberá a gravidade do problema ou do ônus da doença. A não ser que haja conscientização de que se trata de um problema, e que isso seja amparado por estatísticas, não há como o governo cogitarem (bancar) a vacinação.

Copyright Thomson Reuters 2009

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV