Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Punhado de países está bloqueando a renovação de Kyoto, denuncia Alba

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Representantes da Alba (bloco que inclui Venezuela, Nicarágua, Cuba, Bolívia, Dominica, Equador, Antigua e Barbuda e São Vicente e Granadinas) denunciaram na Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP 16) que há um “punhado de países, que não são nem cinco” que estão bloqueando a aprovação de uma segunda etapa para o Protocolo de Kyoto.

Acabamos de sair de uma reunião informal em que íamos discutir qual seria a posição de compromisso de todos os países, mas sobretudo em relação a Kyoto. E quando falamos em compromisso não estamos falando sobre quais são as posições nacionais de cada um, mas onde cada um dos países desenvolvidos pensa que pode haver um acordo, e as mensagens que escutamos para minha surpresa foram as seguintes: não há possibilidade nenhuma de que em Cancún ocorra um segundo período de compromissos”, disse a negociadora- chefe venezuelana Claudia Salerno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Aprovado em 1997, o Protocolo é o único instrumento legalmente vinculante (de cumprimento obrigatório), em que países desenvolvidos se comprometem a reduzir suas emissões de gases causadores de efeito estufa. Como ele expira em 2012 e não há um acordo para substituí-lo, discute-se que seja prorrogado, para que não haja um período sem acordo algum.

Claudia Salerno não quis especificar quais são os países que estão bloqueando a negociação, alegando-se não ser apropriado num ambiente de negociação multlateral. Apenas o Japão assumiu abertamente que é contra a continuidade do protocolo. Especula-se que Rússia, Austrália e Canadá sejam os outros.

A representante venezuelana pediu que os países utilizem as horas restantes de hoje para mudar suas posições e cheguem a algum avanço, antes que sejam apresentado o texto resultante dos grupos de trabalho da Conferência, que na próxima semana entra em sua fase de "alto nível", com a chegada dos ministros e chefes de Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Japão


O Japão manifestou expressamente na COP 16, em Cancún, que prefere a aprovação de um acordo mais amplo, já que o de Kyoto, em especial por não obrigar China e EUA a reduções de emissões, cobre apenas 27% do total de gases estufa emitido no planeta. O Acordo de Copenhague, texto não vinculante redigido na COP 15, em 2009, abrange mais de 80% das emissões, argumenta o Japão. Por isso, seria mais efetivo avançar com ele. “Faremos todo o possível para reduzir nossas emissões e fazer um único documento”, disse Hideki Minamikawa, vice-ministro para Assuntos Ambientais Globais do país.

Os EUA não ratificaram o Protocolo de Kyoto internamente e a China não tem obrigação de reduzir suas emissões porque é um país em desenvolvimento. Os dois são os maiores emissores de carbono na atmosfera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV