EUA acusam China de 'sequestrar' e-mails do governo e da Nasa
Um relatório da Comissão de Revisão de Economia e Segurança China-EUA, do Congresso dos Estados Unidos, acusa a empresa estatal chinesa de telecomunicações, China Telecom, de "sequestrar" informações importantes dos sistemas de e-mail do governo e do Exército dos Estados Unidos. A companhia nega a acusação.
Por 18 minutos, no dia 8 de abril, a estatal chinesa teria desviado o tráfego do correio eletrônico de órgãos como Senado, Departamento de Defesa e da Nasa (agência espacial dos EUA) para servidores chineses. O parlamentar Larry Wortzel diz que ainda não se sabe o que foi feito com o acesso esses dados e se esse desvio foi intencional e autorizado pelo governo chinês.
– O que poderia ser feito se você tivesse o fluxo do tráfego de correio eletrônico durante 18 minutos? Você obteria principalmente os endereços de todos os que se comunicam para poder elaborar e plantar um vírus.
Os esforços atuais de pessoas e organizações chinesas para penetrar nas redes americanas "parecem mais sofisticados do que as técnicas usadas no passado", diz a vice-presidente da comissão, Carolyn Bartholomew.
– A amplitude da escala e o importante conteúdo em termos de inteligência sugerem algum nível de apoio do governo a essas atividades.
A empresa de segurança McAfee diz que houve um aumento de ciberataques com objetivos políticos, apontando também a China como um dos principais autores de invasões a redes estrangeiras.
Os alvos nos Estados Unidos incluem a Casa Branca, o Departamento de Segurança Interna, o serviço secreto americano e o Departamento de Defesa, destacou a McAfee, em um relatório divulgado ano passado.
A comissão recomendou ao Congresso que solicite ao governo de Barack Obama uma investigação formal sobre o volume e a seriedade dos ataques.
Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados
