Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Minas Gerais terá 1ª usina de energia solar do Brasil

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Em março começa a ser construída em Sete Lagoas (Minas Gerais) a primeira usina de energia solar da América Latina. O projeto é uma parceria entre a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e a empresa espanhola de painéis fotovoltaicos Solaria.

A usina terá capacidade de 3 MW (megawatts) e vai gerar energia elétrica suficiente para abastecer um município de até três mil habitantes. O custo de instalação da usina é de R$ 25 milhões e será dividido igualmente entre a Cemig e a Solaria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com o gerente de Alternativas Energéticas da Cemig, Marco Aurélio Dumont Porto, o custo da energia elétrica obtida através da energia solar no Brasil ainda é quatro vezes maior do que a que se gera pela energia hidráulica, o que a torna inviável comercialmente.

Isso acontece porque o Brasil não produz os equipamentos necessários para a construção de usinas solares. Esses materiais precisam ser importados de países que a usam em larga escala, como a própria Espanha, a Alemanha, Estados Unidos e outros.

A expectativa é que o projeto de Sete Lagoas abra portas para o domínio da tecnologia e a consequente utilização de energia limpa, proveniente de uma fonte inesgotável. A construção da usina será viabilizada dentro de um amplo projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Cemig, que visa o estudo da tecnologia solar na geração de energia elétrica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o projeto, estão previstos investimentos da ordem de R$ 40 milhões, sendo cerca de R$ 25 milhões para esta usina solar, relata Dumont.

- Essa será a primeira instalação de energia solar fotovoltaica conectada à rede de distribuição na América Latina.

Outras fontes

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há outras fontes alternativas de energia sendo pesquisadas na Cemig. Uma delas estuda a possibilidade de utilização do calor gerado pela queima do eucalipto para fazer carvão para a produção de ferro-gusa. A ideia é instalar caldeiras ou turbinas que usem este calor (que hoje é desperdiçado) para gerar energia elétrica.

Outra fonte são os resíduos sólidos, com aproveitamento do gás gerado pelo lixo. Esses dois projetos da empresa, no entanto, ainda não saíram do papel. Dumont afirma que um terceiro está sendo testado em um laboratório que funciona em Igarapé e que visa produzir energia elétrica utilizando o hidrogênio.

- É uma tecnologia ainda muito cara, obtida pela água.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Marco Aurélio, Sete Lagoas foi a cidade escolhida para a instalação da usina solar por ter localização privilegiada, próxima a Belo Horizonte e ao Aeroporto de Confins.

Além disso, o município apresenta um índice de radiação satisfatório e concentra ações do projeto Cidades do Futuro, por meio do qual a Cemig está testando a automação das redes de distribuição e modernização do sistema elétrico no âmbito da tecnologia smart grid (redes inteligentes).

A previsão é de que a usina de Sete Lagoas seja construída num prazo de quatro meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV