"Ninguém faria Odete Roitman tão bem quanto ela,"diz autor
Quem está perdendo horas de sono para acompanhar a festejada reprise da novela "Vale Tudo" no canal Viva, da TV paga, sabe que a madrugada desta quinta-feira (11) é um dia marcante na trama: é o capítulo da chegada da abominável Odete Roitman ao Brasil. A vilã interpretada de maneira inesquecível por Beatriz Segall volta de Paris e logo começa a abrir seu saco de maldades.
O que torna "Vale Tudo", exibida pela primeira vez em 1988, um sucesso incontestável na teledramaturgia brasileira? O site iG/Babado foi perguntar ao autor da novela, Gilberto Braga.
Mesmo superatarefado, escrevendo os capítulos de "Insensato Coração", a trama que substitui "Passione" em janeiro, Gilberto fez uma pausa no trabalho para dar uma entrevista relâmpago . Acompanhe.
iG: Como se explica o sucesso de "Vale Tudo" mais uma vez?
Gilberto Braga: Acho natural, pois é uma boa novela.
iG: Odete Roitman é a pior vilã já inventada? Por que ela era tão marcante?
Gilberto Braga: Porque dizia coisas contra o Brasil que muita gente pensava e não tinha coragem de verbalizar.
iG: Quem seria uma boa Odete Roitman hoje?
Gilberto Braga: Ninguém faria tão bem quanto a Beatriz, eu acho.
iG: Nesse momento em que você está trabalhando em sua nova trama, "Insensato Coração", se sente pressionado pelo sucesso recorrente de "Vale Tudo"?
Gilberto Braga: Não. Fiz muita análise pra cair numa esparrela dessas.
iG: Costuma assistir a suas novelas depois que acabam? Está assistindo a "Vale Tudo"? Qual sua opinião sobre aquele trabalho, 22 anos depois?
Gilberto Braga: Costumo ver os primeiros e os últimos capítulos antes de escrever o primeiro e o último da nova novela. Estou vendo alguns capítulos de "Vale Tudo" e fico superorgulhoso, acho muito boa.
Reprodução
Odete Roitman, pronta pra atacar
A supervilã de "Vale Tudo", pronta para atacar
Por que Odete Roitman era tão detestável?
Selecionamos as principais maldades da Odete. Uma lista que ajuda a relembrar como ela era terrível:
- Deixou a filha alcoólatra Heleninha (Renata Sorrah) acreditar que estava dirigindo o carro no acidente que vitimou seu irmão, apenas para não assumir a culpa que era sua
- Separou o filho Afonso (Cássio Gabus Mendes) da namorada Solange (Lídia Brondi) para casá-lo com a inescrupulosa Maria de Fátima (Gloria Pires)
- Armou o quanto pôde para separar Raquel (Regina Duarte) de Ivan (Antonio Fagundes), pois queria que ele ficasse com Heleninha
- Vivia desdenhando do Brasil, de seu povo, de tudo. "O Brasil é um país de jecas", era uma de suas frases.
Então é isso. A partir de agora, quem não viu da primeira vez terá chance de se indignar com a malvada Odete. Quem já viu, com certeza vai se divertir mais uma vez com a vilã que todos adoraram odiar.