Microsoft deve inovar para concorrer com iPhone e Android

No mês passado, algumas centenas de funcionários da Microsoft promoveram um enterro simbólico para o iPhone na sede da companhia em Redmond, nos Estados Unidos.
A reunião bizarra, que se transformou em imitação do clipe Thriller, de Michael Jackson, marcou a conclusão do sistema operacional para celulares Windows Phone 7 e mostrou a intensidade do desejo da Microsoft em renascer no competitivo mercado de telefonia celular.
O novo sistema, que será publicamente revelado em 11 de outubro e deve estar presente em celulares que serão comercializados a partir de novembro, é a última chance da Microsoft, dizem alguns analistas, de alcançar a Apple e o Google, depois que a gigante do software perdeu espaço no setor nos últimos anos.
Um grupo de fabricantes de celulares, incluindo a Samsung e a HTC, deve lançar aparelhos baseados no novo sistema da Microsoft a tempo da temporada de comparas de fim de ano.
Mas analistas têm dúvidas se esses produtos serão bons o bastante para tornar o iPhone obsoleto, como explica Bryan Keane, analista da empresa Alpine Mutual Funds, que detém ações da Microsoft .
- O produto não pode ser algo que todo mundo já tem no mercado. Agora, não é aparente que o Windows 7 vai ser melhor que qualquer coisa que está por aí, com exceção de, talvez, ter uma integração melhor com a plataforma Windows atual.
O próprio presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, admite que a companhia "perdeu uma geração" com o Windows Mobile, o último sistema operacional da companhia para celulares. Esse sistema acabou sendo superado pelas plataformas iPhone e Android, que passaram a equipar dispositivos com telas sensíveis ao toque e capazes de executar novos aplicativos.
A Microsoft agora é a quarta maior fornecedora de sistema operacional para celulares inteligentes nos Estados Unidos, com uma participação de menos de 12%, segundo a empresa de pesquisa de mercado comScore, atrás do BlackBerry, Apple e Google.
O estranho desaparecimento da Microsoft no mercado de celulares, e sua resposta atrasada sobre rivais de aparelhos como o iPad, da Apple, tem pesado sobre as ações da companhia, que acumulam queda de 20% neste ano.
Protótipos de dispositivos equipados com o novo sistema da Microsoft, que têm sido demonstrados a funcionários da companhia nos últimos meses, parecem ter grande melhoria em relação à última versão do sistema. Eles possuem interface com tela sensível ao toque semelhante à do tocador de música da companhia, o Zune, e blocos que podem ser movidos e permitem o acesso a várias funções do aparelho.
Mas, à primeira vista, eles não parecem oferecer novas funções radicais que não estão em produtos rivais.
Dos três fabricantes de celulares que lançarão aparelhos com o novo sistema da Microsoft, Samsung, LG e HTC, todos já produzem celulares com Android, o sistema do Google, o que pode ser um problema para a Microsoft, segundo Keane.
- Teremos que ver quanto apoio de fornecedor [da Microsoft] esses aparelhos terão. Foi isso o que, em parte, motivou o sucesso do Android. Mas agora o problemas deles é que já temos Android e iPhone e será que precisamos de um terceiro?
Copyright Thomson Reuters 2009
