Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Tebet: governo é capaz de, na pior das hipóteses, cumprir meta de déficit primário zero em 2025

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse nesta segunda-feira, 5, que alcançar um superávit primário neste ano "talvez seja o ponto mais delicado e difícil" de ser atendido dentre as estimativas da Lei Orçamentária de 2025, que prevê resultado primário positivo em R$ 14,5 bilhões. O governo, porém, tem condições de chegar ao fim do ano com déficit primário zerado - o que garantiria o cumprimento da meta fiscal, acrescentou.

"Tudo o mais constante, se nada disso se apresentar questões externas ou calamidade pública, nós temos condições sim de, na pior das hipóteses, chegar com meta zero até o final do ano. E, obviamente, fazendo o dever de casa como estamos fazendo", disse Tebet em entrevista ao programa Bom Dia 247.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Ela reconheceu que o governo pode enfrentar desafios para cumprir o objetivo, como uma eventual desaceleração global ou a aprovação de mais despesas pelo Congresso Nacional, mas disse que também é possível ver o "copo meio cheio", citando receitas que podem entrar acima do esperado, por exemplo, pelo programa de transação de dívidas.

"Só com isso nós conseguimos transacionar algo em torno de R$ 800 bilhões, valor cheio, que, com os descontos, deram algo em torno de R$ 450 bilhões, ao longo de cinco, seis anos", disse a ministra.

Tebet afirmou ainda que o governo está muito otimista sobre o crescimento econômico e que o pessimismo sobre a desenvoltura da atividade no Brasil não tem se refletido na realidade. "Então, eu acho que esse é um ano positivo, é um ano que o presidente Lula falou e ele tem razão, é hora de colheita, nós tivemos que plantar ou replantar", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV