Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Ouro sobe acima de 3%, renovando recorde com impulso de tensão entre Trump e Europa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O ouro fechou em alta acima de 3% nesta terça-feira, 20, renovando recorde para a commodity, que atingiu a marca de US$ 4.700 a onça-troy pela primeira vez na história. O aumento da tensão comercial entre os EUA e a União Europeia (UE) na disputa pela Groenlândia levou a busca por ativos seguros, além de impulsionar uma desvalorização do dólar, o que tornou metais preciosos mais baratos para detentores de outras divisas.

Na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex), o ouro para fevereiro encerrou em alta de 3,71%, a US$ 4.765,80 por onça-troy. Já a prata para março teve avanço de 6,89%, a US$ 94,63 por onça-troy, depois de bater máxima histórica a US$ 95,78.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"A mais recente escalada do presidente dos EUA contra os aliados provavelmente abalará ainda mais a confiança do mercado no dólar como porto seguro e os levará a buscar outros ativos, aponta o Commerzbank, que vê o ouro como escolha de "excelência" neste sentido por ser imune à influência de políticos e bancos centrais.

Isso pode ser observado nos fortes fluxos de entrada em fundos de índice (ETFs) do metal, e de acordo com dados do Conselho Mundial do Ouro, que totalizaram mais de 800 toneladas no ano passado, pontua o banco alemão.

O valor corresponde ao segundo maior fluxo de entrada em ETFs em um ano, após recorde em 2020, quando todos os bancos centrais afrouxaram massivamente a política monetária durante a pandemia. Somente na sexta-feira passada, o maior ETF de ouro do mundo registrou um aumento de 11 toneladas em suas reservas, destaca o Commerzbank.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O movimento coincide com a saída de ativos americanos em meio às elevadas tensões geopolíticas. Nesta terça, o fundo de pensão da Dinamarca anunciou que irá se desfazer de títulos do Tesouro dos EUA, citando fragilidade nas finanças do governo americano.

Em contraste ao ouro, o Commerzbank nota que prata tem apresentado fortes saídas de capital de ETFs desde o início do ano, em aparente realização de lucros. Entre outros metais preciosos, a platina para abril avançava 5,5%, a US$ 2.450,00 a onça-troy, e o paládio para março tinha alta de 4,4%, a US$ 1.902,00 a onça-troy.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV