Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Nos próximos 3 anos, Infra S.A vai se tornar independente do Tesouro, diz ministro

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O ministro dos Transportes, George Santoro, disse nesta quarta-feira, 17, que há um compromisso de tornar a Infra S.A uma empresa pública não dependente do Tesouro Nacional nos próximos três anos. "É um combinado que fizemos com a Diretoria, com o Conselho de Administração, com a governança e membros independentes do Conselho de Administração. A Infra vai conseguir ter receita própria suficiente para cumprir suas despesas", declarou.

Ele falou do tema durante a Bienal das Rodovias 2026, evento realizado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) entre esta quarta-feira e a quinta-feira, em Brasília (DF). A empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes trabalha na operação e expansão da malha ferroviária federal e desenvolve projetos de estruturação para concessões rodoviárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"A Infra S.A está passando por um grande processo de transformação. Quando entramos no governo, havia um patrimônio líquido negativo. Tinha alguns bilhões negativos. Em uma empresa privada, isso seria falência. Esse ano, a Infra virou o balanço. Pela primeira vez nos últimos anos houve patrimônio líquido positivo", declarou o ministro.

Segundo o Ministério dos Transportes, a Infra S.A é uma das três maiores estruturadoras de projetos de infraestrutura no mundo, só ficando atrás do Banco Mundial e do Banco de Desenvolvimento da Ásia. Um decreto do governo federal, de 2025, criou regras para que empresas estatais dependentes ampliem fontes próprias de financiamento.

A perspectiva é que estatais hoje dependentes do Tesouro Nacional conquistem autossuficiência financeira e sejam custeadas unicamente com recursos da sua própria operação, sem necessidade de repasse de recursos públicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV