Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Lula defende explorar Margem Equatorial diante de 'celeuma': 'Não é possível abrir mão'

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que há uma "celeuma no Brasil" quanto à exploração de petróleo na Margem Equatorial, na bacia do rio Amazonas. Lula defendeu a pesquisa por parte da Petrobras na região e afirmou que "não é possível ninguém abrir mão do combustível fóssil do dia para a noite" e que "é preciso construir o fim da utilização do combustível fóssil".

"Tem uma celeuma no Brasil sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Foi dada licença do Ibama para que a Petrobras comece a fazer pesquisa. Tenho dito que não é possível ninguém abrir mão do combustível fóssil do dia para a noite", declarou o presidente, em reunião com representantes da Mercedes-Benz no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira, 30.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

E completou: "É preciso construir o fim da utilização do combustível fóssil. Por isso precisamos pesquisar a Margem Equatorial com o cuidado que o meio ambiente, com a responsabilidade que o Brasil tem de mostrar ser o País mais perfeito do ponto de vista da transição energética no mundo."

A reunião foi fechada à imprensa, mas a Secretaria de Comunicação Social da Presidência divulgou a gravação do encontro. Também participaram o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do Trabalho, Luiz Marinho.

Lula questionou Silveira sobre a política de biocombustíveis logo após falar sobre a Margem Equatorial. O ministro disse que "o biocombustível é para o Brasil o que o petróleo é para a Arábia Saudita". Segundo ele, "o equilíbrio entre as políticas públicas do petróleo e do biocombustível é que faz com que o Brasil chegue à COP de forma altiva, mostrando que Brasil é grande protagonista da descarbonização do planeta".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre a Margem Equatorial, Silveira disse que "o petróleo não é questão de oferta, é de demanda".

"Enquanto o mundo demandar petróleo, Brasil não pode abrir mão da riqueza, desse mineral importante, para continuarmos a combater a miséria, a fome, entregando o País com o legado que o senhor (Lula) tem entregado", declarou o ministro.

'Mais que uma empresa de petróleo'

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula disse que a Petrobras "é mais que uma empresa de petróleo" e "vai se transformar, com o tempo, em uma empresa de energia".

"Depois que aprovamos (a lei do) combustível do futuro, toda a matriz energética nossa vai mudar. Vamos continuar usando petróleo enquanto for necessário. Mas é importante: a Petrobras é tão importante para o Brasil que é mais que uma empresa de petróleo. Ela vai se transformar, com o tempo, em uma empresa de energia. E aí o sucesso será total e absoluto", declarou o presidente.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV