Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Justiça acata pedido de recuperação judicial do grupo Gold e determina religamento à CCEE

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) acatou pedido de recuperação judicial da Gold Energia e demais empresas do grupo. A decisão liminar inclui uma suspensão, por 180 dias, das cobranças contra as empresas do grupo e determina ainda a reintegração da companhia no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Segundo a decisão, o prazo poderá ser prorrogado por igual período uma única vez, se solicitado pela empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Gold tem credores como Eneva, Statkraft, Hydro, América Energia, Urca Energia, Atmo e Prime, que pediram a decretação de falência da comercializadora, e a impugnação da recuperação judicial, mas as companhias tiveram o pedido negado.

A Justiça entendeu que não poderia aceitar o pedido dos credores sob o argumento de que esta não está exercendo atividade empresarial.

"A situação específica da Gold Comercializadora, momentaneamente sem autorização ativa da Aneel, não elimina a conclusão de que o grupo econômico, como um todo, exerce atividade empresarial organizada, com substrato fático suficiente para o tratamento coletivo", afirmou o juiz Jose Guilherme Di Rienzo Marrey, na decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação à atuação da companhia na CCEE, o magistrado afirmou que "a manutenção do afastamento da recuperanda da CCEE acarreta perda imediata de oportunidades contratuais, a deterioração de sua reputação comercial e redução drástica de geração de caixa, comprometendo inclusive o pagamento da própria CCEE e dos demais credores" e, por isso, determinou seu religamento.

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, em setembro passado, revogar a outorga da Gold Energia depois de verificar inadimplência e descumprimento contratual pela companhia.

Empresas como Cemig e Auren admitiram que estavam expostas à companhia e tiveram suas contas impactadas pelos contratos não honrados pela companhia no ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa chegou a apresentar a credores uma proposta de recuperação extrajudicial, mas agora avança para a recuperação judicial. Renato Scardoa, sócio do S.DS Advogados, afirma que as companhias tem buscado a opção extrajudicial por ser menos complexa e mais flexível.

"As empresas acabam procurando a recuperação extrajudicial porque, quando dá certo, é mais rápido. Ao passo que a recuperação judicial é um procedimento mais gravoso, que inclui, por exemplo, um administrador judicial", explica. No caso da Gold, o administrador escolhido foi a Delloite.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV