Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

JBS investe R$ 17 milhões e gera 2 mil MWh a partir do metano em unidades da Friboi

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A JBS anunciou, em nota, que já gerou cerca de 2 mil MWh de energia elétrica a partir do metano capturado em suas operações industriais, com um investimento de R$ 17 milhões. O volume seria suficiente para abastecer 18 mil residências durante um mês, segundo a companhia.

O metano é convertido em biogás, sendo utilizado para alimentar geradores em unidades da Friboi, promovendo eficiência energética e reduzindo os custos operacionais. Desde 2023, a produção de cerca de 50 milhões de metros cúbicos de biogás evitou a emissão de 263,7 mil toneladas de CO2 equivalente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Nas unidades de Ituiutaba (MG) e Andradina (SP), os geradores movidos a biogás já estão em operação e responderam por 1,17 milhão de kWh e 874 mil kWh de energia, respectivamente, proporcionando uma economia de cerca de R$ 1 milhão. As plantas de Barra do Garças (MT) e Mozarlândia (GO) devem entrar em operação semelhante nos próximos meses, com expectativa de produzir mais 1,1 milhão de kWh.

Até o fim do primeiro semestre de 2025, a previsão é de que 18 geradores estejam operando em quatro unidades. A iniciativa é parte de um investimento iniciado em 2021, quando a empresa implementou biodigestores em nove fábricas para capturar o metano produzido nos frigoríficos.

O investimento total na infraestrutura de biodigestores alcança R$ 77 milhões, dos quais R$ 55 milhões da própria JBS, R$ 4 milhões da Âmbar Energia, da J&F Investimentos, e R$ 18,4 milhões de outros parceiros. Os recursos são destinados principalmente aos geradores, que têm tecnologias de monitoramento em tempo real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A JBS também avalia expandir o uso do biogás como combustível para sua frota, o que pode reduzir ainda mais os custos com diesel e as emissões de gases de efeito estufa. "Estamos atentos às oportunidades de receita com a comercialização do biogás ou da energia elétrica excedente, seja para distribuidoras de gás, seja para indústrias. A ideia é ampliar cada vez mais esse modelo", disse, na nota, a diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil, Liège Vergili Correia.

Com foco na economia circular, a companhia aposta no biogás como alternativa para substituir biomassa em caldeiras, gerar energia e apoiar uma eventual transição para uma frota menos dependente de combustíveis fósseis. ""Esse é apenas o começo de um movimento estratégico. Tenho certeza de que colheremos excelentes resultados a partir desses investimentos", acrescentou a executiva.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV