Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Governo federal reassume gestão de BR-324 e BR-116 após fim do contrato da ViaBahia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, reassumiu, nesta quinta-feira, 15, a gestão da BR-324/BA (de Salvador a Feira de Santana) e da BR-116/BA (de Feira de Santana até a divisa com Minas Gerais). Após o fim do contrato com a ViaBahia, o poder público fica responsável pela administração enquanto elabora um novo modelo de concessão.

A expectativa é que o leilão para a chegada de uma nova empresa privada ocorra em dezembro de 2025, segundo o Ministério dos Transportes. O fim da concessão atual foi efetivado em abril com o pagamento da indenização determinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A órgão aprovou o encerramento consensual do contrato de concessão. Com o acordo, a ViaBahia abriu mão das disputas judiciais e arbitrais, que, em valores de 2017, equivalem a R$ 3,5 bilhões e, em valores atuais, somam R$ 9 bilhões. O contrato previa a exploração e manutenção de 681 km.

Desde 19 outubro de 2019, em consequência de decisão judicial, a ViaBahia não tinha mais a obrigação de investir nem em manutenção nem em ampliação de trechos rodoviários. Pelas mesmas razões, a ANTT estava impedida de aplicar multas, promover reequilíbrio contratual e abrir processo de caducidade do contrato.

Transição

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o fim das disputas judiciais entre o poder concedente e a ViaBahia, a rodovia baiana entra agora em um período de transição até o novo leilão. Nesse meio tempo, a conservação, manutenção e operação plena das rodovias fica a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutra de Transportes (DNIT).

Equipes técnicas do DNIT já atuam nos trechos sob nova gestão, com ações emergenciais de manutenção e planejamento das intervenções mais estruturantes. A autarquia também está reforçando o atendimento ao usuário, com instalação de sinalização provisória, monitoramento de tráfego e suporte operacional.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV