Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Governo deu tranquilidade para o STF aprovar projeto da Ferrogrão, diz ministro dos Transportes

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O ministro dos Transportes, George Santoro, afirmou nesta terça-feira, 9, que o trabalho do governo federal na intenção de viabilizar o avanço das obras da Ferrogrão deram a confiança para que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgasse constitucional o modelo do projeto que prevê o traçado da ferrovia passando por parte do Parque Nacional do Jamanxim (PA).

"Fizemos as audiências públicas, atualizamos os projetos. Fizemos a primeira análise de custo-benefício de um projeto de infraestrutura do país da história. Incluímos dentro do projeto R$ 1 bilhão em compensações ambientais. Isso deu tranquilidade para o Supremo de que tudo ia ser feito de maneira correta, obedecendo a legislação", disse em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da EBC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo o ministro, após a decisão favorável do STF, o projeto já foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU), etapa necessária antes da publicação do edital de concessão e do início dos investimentos. "Estamos aguardando a apreciação do tribunal para publicar o leilão e iniciar os investimentos".

Segundo Santoro, o governo também trabalha com o TCU para equacionar questões relacionadas à viabilidade econômica do empreendimento. Para ele, a conclusão da Ferrogrão será fundamental para consolidar o desenvolvimento logístico do chamado Arco Norte, região que concentra parte crescente das exportações brasileiras de grãos.

"Ele vai ser fundamental para o desenvolvimento desse corredor logístico que se chama Arco Norte", disse. O ministro defendeu que a Ferrogrão será uma obra estratégica para ampliar as opções logísticas do país e reduzir a dependência do transporte rodoviário no escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste em direção aos portos do Arco Norte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro argumentou ainda que o projeto possui ganhos ambientais relevantes ao reduzir as emissões associadas ao transporte de cargas. Na avaliação dele, a Ferrogrão poderá representar a maior redução de emissões de carbono proporcionada por uma obra de infraestrutura no país.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV