Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Eletrobras diz ter recebido ofício do MME sobre desistência de Mantega a conselho fiscal

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Eletrobras informou neste domingo, 27, ao mercado ter recebido na última sexta-feira, 25, um ofício do Ministério de Minas e Energia que confirma a desistência do ex-ministro Guido Mantega para assumir a vaga de membro efetivo do conselho fiscal da companhia. Ainda de acordo com o documento, enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma nova indicação da União Federal para a vaga de titular do Conselho Fiscal da companhia "ocorrerá oportunamente".

A desistência de Mantega tinha sido divulgada inicialmente pela coluna de Lauro Jardim, de O Globo, na última quinta-feira, 24, mas até agora não havia sido confirmada oficialmente pela empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Mantega foi indicado pela União no fim de março, no âmbito das vagas a que a União tem direito nos conselhos fiscal e de administração da Eletrobras, como parte de um acordo de conciliação fechado entre as partes para pôr fim à disputa judicial sobre limitação do poder de voto de acionistas. Pelo acordo, a União terá direito de eleger, em separado, três dos 10 integrantes do conselho de administração da companhia e um dos cinco representantes do conselho fiscal. Em contrapartida, a companhia ficou desobrigada de investir nas obras da usina nuclear de Angra 3.

Além de Mantega no colegiado fiscal, a União indicou, para o conselho de administração da companhia, Maurício Tolmasquim, atual diretor-executivo de transição energética e sustentabilidade da Petrobras, Silas Rondeau, ex-ministro de Minas e Energia, e Nelson Hubner, ex-diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A eleição dos novos conselheiros está prevista para a próxima terça-feira, 29, quando os acionistas da Eletrobras irão se reunir em assembleia. Inicialmente, irão deliberar sobre o termo de conciliação fechado com a União e, na sequência, votar na pauta ordinária, incluindo a fixação e eleição do conselho fiscal e a seleção dos sete representantes dos acionistas privados no conselho de administração, numa disputa que vem se mostrando cada vez mais quente, como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo fontes próximas à Eletrobras, antes de ser confirmado como indicado para um conselho da companhia pela União, o nome indicado pelo governo precisa passar por análise para checar se atende a critérios de elegibilidade da empresa. Por isso, a expectativa é de que uma indicação ocorra até esta segunda-feira, 28. No entanto, já se trabalha com a hipótese de que a eleição para os demais membros do conselho ocorra agora e a vaga da União permaneça aberta, sendo apenas posteriormente preenchida.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV